A Secretaria de Saúde de Venâncio Aires promove um dia para mobilizar e vacinar o maior número de pacientes do grupo de risco de gripe A. O “Dia D” ocorre no próximo sábado, 13. Todas as unidades de saúde estarão abertas para receber os usuários. De acordo com a assessoria de imprensa, o município teve o primeiro caso de gripe A confirmado na tarde desta quarta-feira, 3, como subtipo H3, diferente do H1N1.
A paciente é uma mulher de 69 anos. Ela foi internada no último dia 24 com síndrome respiratória aguda e com sintomas de febre alta, dores no corpo, falta de ar e dor de cabeça. Conforme a equipe da Secretaria, ela foi rapidamente medicada com Tamiflu e já não corre nenhum risco de vida. A mulher havia realizado a vacina contra a gripe há cerca de 10 dias, porém, a medicação leva até duas semanas para formar os anticorpos e prevenir da doença.
O município está em alerta, conforme afirma o Secretário Ramon Schwengber. Até o momento dois casos foram notificados, porém apenas este foi confirmado. Em 2016, 39 casos foram notificados e dez foram confirmados somente de H1N1. Nenhum paciente foi a óbito.
Publicidade
A vigilância Epidemiológica alerta para os cuidados básicos contra a GRIPE A:
- Aplicar a vacina da gripe. (O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente apenas para alguns grupos com risco de evoluir para complicações);
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento, bem como uso de álcool gel;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados.