Os estragos causados pelo temporal que atingiu Venâncio Aires entre o fim da tarde e o início da noite dessa sexta-feira, 2, estão mobilizando a Prefeitura, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Chuva, vento forte e granizo destelharam casas, alagaram ruas e danificaram lavouras. Um homem de 26 anos, identificado como Jonatan Santos de Medeiros, morreu, devido à força do vento, que derrubou uma parede sobre ele.
Por volta das 22 horas dessa sexta-feira, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já somavam 60 pedidos de ajuda de famílias que tiveram a casa destelhada. Mais de 1,5 mil metros de lona já estão à disposição dos necessitados. Equipes da Prefeitura estão mobilizadas para fazer as entregas. Na manhã deste sábado, 3, outras 12 solicitações de telhas foram recebidas. Esse material já está sendo retirado com a Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM: Abertura da Christkindfest é cancelada devido à chuva
Publicidade
A Prefeitura de Venâncio Aires também emitiu, ainda nessa sexta, um decreto de situação de emergência, devido à tempestade. No documento assinado pelo prefeito Jarbas da Rosa, é destacado que o temporal gerou consequências como danos materiais, prejuízos econômicos e pessoais – inclusive a morte de Jonatan Santos Medeiros. Em função disso, o decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, para facilitar a assistência à população.
O decreto serve ainda para que a Administração Municipal possa, dentro da lei, dispensar licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de atendimento aos atingidos pelo temporal. Os bairros mais atingidos até o momento foram Gressler, Cidade Alta e Centro. No interior, lavouras de tabaco e soja das localidades de Linha Herval e Palanque ficaram totalmente destruídas. Houve danos significativos no Hospital São Sebastião Mártir e no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.