Venâncio Aires decretou situação de emergência após a maior enchente já registrada na história do município. O documento foi assinado pelo prefeito Jarbas da Rosa na tarde desta terça-feira, 5, quando o nível do Rio Taquari bateu a marca da 29 metros e 63 centímetros no porto de Estrela.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires lança campanha para doação de alimentos e outros itens aos atingidos pela enchente
O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além da convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Publicidade
“A mobilização é total para salvar vidas. Não estamos medindo esforços e todo o nosso efetivo está concentrado na atenção a essas pessoas atingidas. No momento estamos com quatro barcos direto trabalhando no resgate”, declara o prefeito.
Até às 16h50 desta terça-feira, 72 pessoas já haviam sido retiradas de suas residências e levadas para casas de parentes ou para o ginásio de Linha Mangueirão, localidade próxima que serve como QG. No local são servidas refeições, local para banho e concentrados donativos, como roupas, cobertores e produtos de higiene.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Vale do Taquari registra terceiro óbito em decorrência das chuvas
Publicidade
“Já são 23 adultos, 5 crianças e 1 bebê nesse momento no ginásio. E os donativos não param de chegar. Nossa necessidade para essa noite ainda é colchão”, explicou a assessora da secretaria de Desenvolvimento Social, Camilla Capelão.
Os estragos estão concentrados na região do segundo distrito de Venâncio Aires. Localidades próximas ao Arroio Castelhano e adjacências não foram atingidas.
Sobre a campanha
Para angariar especialmente alimentos e materiais de limpeza e higiene para os desabrigados, supermercados e veículo de comunicação são pontos de coleta da campanha S.OS Mariante. Os donativos estão sendo destinados ao Gabinete da Primeira-Dama e Defesa Civil para repasse imediato das famílias.
Publicidade
Aulas e desfile cívico
Aulas seguem suspensas nas EMEFs Nossa Senhora de Fátima, Coronel Tomaz Pereira e Bento Gonçalves nesta quarta-feira, 06. Por enquanto, são as únicas escolas da rede municipal sem aula. O desfile cívico agendado para a próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro, foi cancelado.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade