Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SITUAÇÃO GRAVE

Venâncio Aires contabiliza estragos e encaminha decreto de emergência

Postes foram derrubados pela força do vento em toda a região

Com danos em praticamente todos os bairros da cidade e também no interior, Venâncio Aires amanhece contabilizando os estragos do temporal da noite dessa terça-feira, 16. São casas, empresas, estabelecimentos comerciais, prédios e espaços públicos com danos e perdas materiais. Entre os principais prejuízos até agora, estão destelhamentos, quedas de postes e fios de energia elétrica, árvores arrancadas, toldos e placas de identificações comerciais destruídas e sinalização de trânsito danificada.

O prefeito Jarbas da Rosa, reuniu-se nesta quarta-feira, 17, com secretários municipais para encaminhamentos das principais demandas do dia e definição do encaminhamento do Decreto de Emergência. Até o começo desta manhã, mais de 140 famílias, de acordo com a Defesa Civil, já foram em busca de lonas para cobrir casas. Durante a madrugada, máquinas trabalharam para desobstruir vias que tiveram o trânsito interrompido por árvores e galhos derrubados pelos ventos. Muitas casas permanecem sem energia elétrica e abastecimento de água. Aos poucos a luz está sendo reestabelecida. Já a Corsan/Aegea está providenciando geradores para ajudar a retornar com o serviço de abastecimento de água ao longo desta quarta-feira.

LEIA MAIS: VÍDEO: com rastro de destruição após temporal, Venâncio deve decretar situação de emergência

Publicidade

Com relação a números de desabrigados, a Defesa Civil ainda não teve registros. “O que nos chegou foram alguns relatos de pessoas que tiveram suas casas totalmente destelhadas e que foram alojadas em casas de familiares ou amigos”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira.

Na região central, como em grande parte da Rua Osvaldo Aranha, diversos estabelecimentos comerciais com danos em suas fachadas, vitrines e coberturas. A praça Henrique Bender teve muitas muitos galhos destruídos e árvores caídas. Na praça Coronel Thomas Pereira, também alguns registros de quedas de árvores. Nos bairros, há registros de danos em todas as localidades, principalmente nos bairros Aviação, Bela Vista, Santa Tecla, Gressler, São Francisco Xavier, Brígida, Brands, União, Morsch e Coronel Brito. No interior, os registros mais intensos são de vias interrompidas.

Telhas de estabelecimento foram arrancadas no vendaval | Foto: Divulgação

Escolas públicas e unidades de saúde do município também sofreram avarias. A orientação é que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários e que procurem informações antes de buscar os serviços. O WhatsApp da Prefeitura é o 9910-9500 que pode orientar nesse sentido. Já quem precisar de lonas pode entrar em contato com a Defesa Civil é o (51) 93505-5953 e pelo telefone 193 é possível contato com o Corpo de Bombeiros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mais de 570 mil estão sem luz no RS, diz RGE

Unidades de Saúde suspendem atendimento após temporal

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tangerinas, Vila Arlindo e Centro Linha Brasil suspenderam o atendimento nesta quarta-feira devido à falta de energia elétrica. A interrupção é consequência do temporal. O secretário de Saúde, Tiago Quintana, informou que as consultas previamente agendadas nessas unidades serão reagendadas. A falta de energia comprometeu o funcionamento regular das unidades, impossibilitando a prestação adequada de serviços de saúde à comunidade. Os pacientes que foram afetados podem procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.