Categories: Regional

Venâncio Aires conta com profissional do programa ‘Mais Médicos’

Venâncio Aires conta, desde o início do mês de fevereiro, com um profissional participante do programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal. O programa já funciona em todos os estados do país há alguns anos, e busca resolver a questão emergencial do atendimento básico de saúde.

Desde o mês passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Coronel Brito conta com o trabalho do médico Bem-Hur Moraes de Lima. Natural de Santa Maria, região central do estado, o médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atua na unidade 32 horas semanais, 8 horas por dia, já que nas terças-feiras o médico não atende no posto, pois realiza atividades específicas exigidas pelo Programa Federal.

Nesta semana, em visita ao gabinete do Prefeito Giovane Wickert, Lima falou da receptividade do povo venâncio-airense e da importância do programa. Há pouco mais de um mês no município, o médico está adaptado à rotina da Unidade e é referência no atendimento aos pacientes daquela região. “Estamos muito contentes com o trabalho de Dr. Ben-Hur. Ele vem recebendo grandes elogios da comunidade pelo atendimento humanizado, carinhoso e qualificado”, disse o Secretário de Saúde, Ramon Schwengber.

Publicidade

Lima é o primeiro médico pelo programa a atuar no município e a expectativa da gestão de Giovane Wickert é conseguir ampliar o número de profissionais. “O Mais Médicos era um grande desejo nosso. Sabemos da importância do programa e das melhorias que ele promove nos municípios em que atua. Venâncio não podia ficar de fora, e estamos muito felizes em hoje disponibilizar mais este ganho a nossa comunidade”, garante Wickert ao lembrar ainda que o programa cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam o SUS.

Conforme o Governo Federal, o “Mais Médicos” conseguiu nos últimos anos implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Atualmente o programa é preenchido 99% por médicos brasileiros.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.