“Esse prêmio é para uma cidade inteira. Em 2021, quando assumi, havia uma baixa autoestima e o sentimento generalizado de sermos o pior lugar para empreender. Essa vitória é de todos. Mudamos o cenário. Provamos que, com muita vontade e trabalho, é possível tornar um município de porte médio no melhor lugar para desenvolver pequenos negócios no Estado do Rio Grande do Sul”. A manifestação é do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, após a cerimônia que reconheceu, em Porto Alegre, os melhores projetos governamentais pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Com 107 projetos inscritos, a Capital do Chimarrão venceu o prêmio Prefeitura Empreendedora na principal categoria da noite: Cidade Empreendedora. Na 12ª edição, o prêmio reconhece, valoriza e difunde iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais que visam melhorar o ambiente de negócios, o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
LEIA TAMBÉM: Feiras de Santa Cruz venderam mais de sete toneladas de pescados
Publicidade
Após passarem por avaliações técnicas, seleção especializada, visita técnica e julgamento de especialistas de entidades, imprensa e universidades, projetos finalistas em dez categorias participaram da grande noite de certificação. “Só estarmos entre os finalistas já é um grande reconhecimento. Mas já estivemos neste lugar outras vezes e sentíamos que estávamos batendo na trave. A caminhada que temos em Venâncio é realmente diferenciada e estávamos bem confiantes que nosso projeto conseguia transmitir isso”, resumiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Município, Marcos Huttmann.
Com o título “Venâncio Empreendedor”, o projeto que elevou o Município de 70 mil habitantes ao patamar de Cidade Mais Empreendedora do Rio Grande do Sul apresenta um compilado de iniciativas promovidas pelo governo municipal com intuito de impulsionar os pequenos negócios, modernizar a gestão, desburocratizar processos, estimular o empreendedorismo e a participação nas compras públicas, entre outros. “Apresentamos no nosso projeto, uma série de ações realizadas em todos os eixos, como a criação da Olimpíada de Robótica e o ‘Qualifica Venâncio’ no eixo educacional; a cartilha Fortalece Venâncio e a capacitação para compras governamentais; a criação do nosso espaço Venâncio Empreendedor para unificar serviços; uma série de alterações nas nossas legislações, entre outros”, acrescenta o assessor da pasta, Darlan Rieger.
LEIA TAMBÉM: Grupo Passarela anuncia investimento de R$ 15 milhões em nova unidade em Santa Cruz
Publicidade
Com a premiação, Venâncio Aires vai representar o Estado na etapa nacional da premiação, no mês de junho, em Brasília, disputando com os outros 25 estados. Já na próxima terça-feira, 2, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo recebe uma comitiva de outros municípios do Estado para conhecer o espaço Venâncio Empreendedor e as iniciativas locais de apoio ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios. Promovida pelo Sebrae RS, a reunião de líderes estaduais acontece em Lajeado e se desloca para Venâncio Aires para a capacitação das 10 horas ao meio-dia.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade