A Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires intensificará o monitoramento em imóveis abandonados e terrenos baldios e alerta à população para os cuidados com a manutenção desses locais. As vistorias ocorrem em toda a área urbana do município. A medida foi adotada diante da proximidade do verão, período em que as altas temperaturas e a maior incidência de chuvas favorecem o crescimento acelerado das ervas daninhas e a proliferação de roedores e insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue. Desde o início do ano, o setor já emitiu 355 notificações para os proprietários efetuarem a limpeza.
LEIA TAMBÉM: Festival Gaúcho do Porco no Rolete é neste domingo
A fiscal ambiental Priscila Mohr destaca que é de responsabilidade dos proprietários a manutenção e limpeza dos terrenos. Por essa razão, eles devem permanecer atentos e realizar a roçada para evitar uma possível notificação ou até mesmo multa. “A secretaria está realizando vistorias e respondendo às denúncias, mas é importante que as pessoas se conscientizem. A responsabilidade pela limpeza dos terrenos é do proprietário. Um espaço limpo contribui para uma cidade mais agradável e ajuda a controlar a proliferação de vetores”, afirma a fiscal.
Publicidade
Nos casos em que forem identificadas irregularidades, a secretaria emitirá notificações para os proprietários realizarem a limpeza. A partir do recebimento do documento, há 15 dias para o responsável fazer a manutenção, devendo apresentar relatório fotográfico que comprove a execução. O descumprimento vai resultar em responsabilização administrativa do proprietário. Nos 12 meses subsequentes, caso seja constatado que o lote se encontra sujo, será lavrado auto de infração, com penalidade de multa. Denúncias podem ser feitas através do WhatsApp da Prefeitura (51) 99910 9500, ou pelo telefone fixo da Semma (51) 2183 0738.
Publicidade