Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Venâncio Aires assina convênio de R$ 950 mil para estruturar Secretaria de Segurança

Um ato na tarde desta quarta-feira, 26, no Palácio Piratini, possibilitou mais um passo de Venâncio Aires rumo à implantação da Secretaria Municipal de Segurança. Ao lado do governador do Estado, Eduardo Leite, o prefeito Giovane Wickert assinou o convênio com o Badesul no valor de R$ 953.960,00, que será aplicado na compra de equipamentos, treinamento e estruturação do órgão de segurança municipal. A expectativa é de que até o final do ano, a Secretaria esteja em funcionamento. Ela será responsável pelo comando da Guarda Municipal. A pauta é tratada desde o ano passado quando o governo implantou o Gabinete de Transição. 

 

Wickert destacou a importância da Segurança Pública e afirmou que a criação das ferramentas de atuação da administração são fundamentais e foco do governo para este ano. “Venâncio Aires é um dos dois municípios gaúchos que conseguiu alcançar o financiamento específico para a Segurança do Badesul Cidades. É um programa novo que busca qualificar as atuações municipais. Estamos trabalhando para que possamos ofertar a nossa comunidade uma segurança pública de qualidade e que funcione.”

Publicidade

 

Guarda Municipal 

Com o financiamento, Venâncio Aires irá adquirir equipamentos, armas e outros itens para estruturar a Guarda Municipal. Os cerca de 20 servidores para esse setor serão contratados por meio de concurso temporário. Porém, o número total de contratos ainda depende de avaliação do impacto orçamentário. Inicialmente, a equipe dev ser formada por cerca de dez pessoas, em função da situação financeira do governo municipal. A nova Secretaria já consta na estrutura administrativa, já que em dezembro do ano passado uma primeira etapa da estruturação do Executivo foi aprovada na Câmara de Vereadores.

Publicidade

 

Videomonitoramento
 

O prefeito e o coordenador do gabinete de transição, Dario Martins, também estiveram reunidos com o secretário adjunto de Segurança, coronel Marcelo Frota, para tratar de pautas como as câmeras de videomonitoramento da bancada gaúcha, onde Venâncio foi agraciada com seis câmeras e 11 CRs, os conhecidos “Dedo Duro”, que repassam informação para a Central da Polícia. Conforme a Secretaria, os procedimentos estão sendo encaminhados e até o fim do ano o material deverá estar disponível. 

Publicidade

 

Além dessa pauta, Wickert falou ainda sobre a construção de uma nova delegacia, tema que recebeu apoio do secretário, que quer cuidar pessoalmente da possibilidade. O prefeito apresentou ainda o certificado que o município recebeu do Ministério da Justiça sobre o Selo Nacional de Responsabilidade, pelo trabalho prisional feito. Pelotas também recebeu a distinção no Rio Grande Do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.