O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária do Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, participaram de reunião com a direção da concessionária Rota de Santa Maria para tratar do projeto de duplicação da RSC-287, especialmente o trajeto de 37 quilômetros que corta o município. Com previsão de obras nos trechos 3 e 4 até agosto de 2027, o governo local busca incluir demandas ligadas ao perímetro urbano venâncio-airense.
Nesta etapa de estudo técnico e avaliações de engenharia, a Prefeitura quer participar dos debates que irão definir os modelos aplicados para trevos, travessias e acessos. Além disso, foram apresentadas as projeções de obras que já acontecem no local e devem modificar o fluxo de veículos no trecho.
Entre os projetos da Prefeitura que precisam de reestudo estão a pavimentação da estrada velha da Linha Hansel, com saída para a RSC-287; o acesso secundário ao atacarejo do Stok Center, em construção muito perto do trevo principal de acesso à cidade; e novos estudos de acessos à recém-pavimentada Bepe Guimarães, em Vila Mariante, e à projetada pavimentação de Linha Picada Nova.
LEIA TAMBÉM: RSC-287: trânsito tem pontos de “pare e siga” e desvio nesta sexta-feira
Publicidade
“São demandas que surgiram após a concessão e, portanto, não previstas no projeto original. No entanto, são extremamente relevantes, pois modificam completamente o trânsito e o fluxo de caminhões pesados nesses trechos”, disse. Além disso, ele citou a importância de debates acerca do modelo de trevo a ser adotado no acesso a Venâncio Aires.
O diretor-geral da concessionária, Leandro Conterato, afirmou que os estudos de engenharia e projetos estão em fase de elaboração e ainda não há definição de todas as obras que serão implantadas. Ele ainda apresentou o trabalho de coleta de dados junto ao trecho e durante as cheias do Rio Taquari, para avaliação de medidas que amenizem o represamento das águas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙