Encerrou nesta sexta-feira, 21, o trabalho de apuração dos votos da Consulta Popular em Venâncio Aires. O processo, ocorrido na última quarta-feira, 19, abrangeu todos os municípios do Rio Grande do Sul, a fim de eleger as prioridades regionais da população nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento rural e econômico. Em Venâncio Aires, 3.453 pessoas participaram da votação em cédulas de papel, enquanto 331 foram os votos pela internet. O número representa 7,3 % do total de eleitores do município.
Entre as demandas mais votadas pelos venâncio-airenses, a área da educação se destaca com votos divididos entre os projetos 1 (Aquisição de equipamentos e mobiliário para escolas até 500 alunos – 1824 votos) e 2 (Aquisição de equipamentos e mobiliário para escolas de Ensino Médio – 1919 votos). A aquisição de vans e ambulâncias foi a demanda mais votada na área da saúde (3.198 votos). Apoio à produção leiteira recebeu 3.113 votos no Desenvolvimento Rural e apoio à APL e Feiras Rurais recebeu 2.485 votos. Já as áreas mais votadas no campo 2 da cédula, que indica futuros investimentos para o RS, foram Segurança Pública e Defesa Civil (3.329 votos), Desenvolvimento Rural (3.146), Educação Básica, Profissional e Técnica (2.890) e Saúde (2.704).
Organizado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), o pleito em 2015 teve mudanças em todas as regiões. Com recursos reduzidos pelo Governo do Estado, os Conselhos Regionais propuseram demandas regionalizadas, envolvendo apenas as áreas da saúde, educação, desenvolvimento rural e econômico. “Apesar dos recursos escassos, mantivemos a Consulta Popular por acreditar na importância da participação da população nas decisões políticas de Estado. É uma forma de manifestação que deve ser preservada e mais valorizada pelos governos estaduais”, destaca a presidente do Conselho Regional do Vale do Rio Pardo (Corede), Mariza Christoff. Esse ano, o governo gaúcho garantiu apenas R$ 2,35 milhões para serem divididos entre os 23 municípios da região.
Publicidade
A presidente do Conselho Municipal, Daiana Nervo, diz que sentiu a desmobilização social em Venâncio Aires e até a descrença nas votações da Consulta Popular esse ano. Apesar disso, ela comemorou a superação da meta de 5% dos eleitores da cidade e creditou o sucesso ao envolvimento de voluntários que trabalharam no dia do pleito. “Com certeza esse número é resultado do envolvimento dos voluntários que trabalharam nessa Consulta. Durante o dia eles percorreram a cidade e o interior pedindo o voto das pessoas e explicando o processo. Tanto é verdade que, voluntariamente, tivemos uma baixa participação pela internet”, avalia.
A mobilização da área da educação, que mesmo em estado de greve participou da Consulta Popular em grande número, também foi ressaltada. Na próxima semana, os resultados da região serão encaminhados à Secretaria de Planejamento do Estado para a elaboração do Orçamento Estadual 2016.
Publicidade