A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, deu início à programação oficial dos festejos de 200 anos de imigração alemã. O evento ocorreu no último sábado, 13, no Museu, e contou com a participação do prefeito Jarbas da Rosa, do Secretário de Cultura e Esportes Sandro Kroth, da presidente da Câmara de Vereadores Claidir Kerkhoff, presidente do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), Cristiano Pilz, integrantes dos grupos de danças alemãs do município, colaboradores do Museu, e visitantes. Além deles, também estiveram presentes o cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina Marc Bogdahn e o presidente estadual da Comissão do Bicentenário, Rafael Gessinger.
A comissão organizadora é formada por representantes da Secretaria Municipal de Cultura, dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs Die Schwalben, Gruner Jager e Frey Und Froh e, também, do Núcleo de Cultura que é mantenedor do Museu de Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Idiomas de imigração mantêm viva cultura germânica há 200 anos no Brasil
Publicidade
Na solenidade de abertura da programação, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a união das culturas. “A gente fica muito feliz porque começamos a relembrar. Todos nós, em algum momento, tivemos uma história ou um familiar que vem da língua alemã, e comigo não é diferente. É com trabalho e união que vamos comemorar esses 200 anos, mas nunca esquecendo o que os nossos antepassados fizeram para que possamos comemorar neste momento. A importância de sermos cada vez mais inclusivos com a nossa cultura, e com aquilo que a gente tem de melhor, aquilo que aproxima as pessoas”, completou o prefeito.
Logo após a cerimônia, os visitantes conheceram as instalações e a exposição com o tema “Nossos imigrantes desbravando caminhos”, seguido com a palestra “A história dos imigrantes boêmios”, ministrada por Décio Aloisio Schauren. Ainda, dando sequência na programação, naquela noite foi realizado o 6º Festival Folclórico de Danças Alemãs do Grupo Frey Und Froh, na Comunidade São Francisco Xavier.
LEIA TAMBÉM: Um bicentenário que precisa ser celebrado: “A própria vida é o bem que os imigrantes transmitiram”
Publicidade
As celebrações do Bicentenário de Imigração Alemã vão ocorrer em vários momentos durante o ano. “O ponto alto do evento será no dia 10 de novembro quando a cidade e o estado vão poder prestigiar o desfile temático na Rua Osvaldo Aranha, e após culminando com um encontro nos pavilhões da comunidade São Sebastião Mártir”, concluiu o secretário de Cultura, Sandro Kroth.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.