Leonardo Weschenfelder Scienza, de 25 anos, é atacante do Heidenheim, da Alemanha, e vai disputar a Uefa Conference League em 2024/25. A equipe precisa passar pelo Häcken, da Suécia, para alcançar a fase de grupos. É a primeira competição internacional do clube, que terminou na oitava posição da última Bundesliga. Foi a estreia do time da cidade de 50 mil habitantes, menor que Venâncio Aires, sua terra natal.
Léo começou no futsal da Assoeva e depois passou por Chapecoense e Lajeadense. Aos 20 anos, tentou a sorte na Suécia. Foi prometido um salário de 500 euros, mas o jogador não recebeu nada em um ano. Ele morava no sótão do dono do clube. o Fanna BK, de Enköping.
LEIA MAIS: Santa Cruz Futsal vence a Alaf na ida pela semifinal da Taça Farroupilha
Publicidade
Por meio de um amigo, conseguiu uma transferência para o sub-23 do Schalke, de Gelsenkirchen, da Alemanha. Aprovado, passou a atuar no time B, da quarta divisão. O próximo passo foi atuar pelo Magdeburg. Chegou a encarar o Eintracht Frankfurt, de Mario Götze, na Copa da Alemanha 2022/23.
A guinada na carreira foi a mudança para o Ulm. Com 12 gols e 17 assistências, o ponta foi eleito o melhor jogador da terceira divisão em 2023. O clube foi campeão e obteve o acesso. Na sequência, a escolha pelo Heidenheim, por sinal, foi estratégica e com pé no chão. “Com toda humildade do mundo, eu tenho muito orgulho de mim, por como eu consegui aprender, não falar muito e escutar mais”, declarou à ESPN.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙