O venâncio-airense Thales Lopes Padilha Baierle, de 26 anos, optou pelo campo para viver e progredir. Filho do agricultor Gilmar Luís Baierle, 49 anos, ele escolheu fazer a sucessão e lidera a produção de tabaco da família, atualmente em 160 mil pés, na propriedade de 8 hectares em Linha Arlindo, interior de Venâncio Aires. “Sempre gostei da lida da roça e do trabalho ao ar livre. Até trabalhei na cidade, mas escolhi ficar no campo e seguir com a produção”, enfatiza ele.
A opção pelo cultivo de tabaco segue os passos do pai, produtor há mais de 20 anos. Além da área própria, também planta em outros sete hectares arrendados, contando com mão de obra familiar e contratada em época de colheita. Nas últimas quatro safras, é registrado como produtor integrado à UTC Brasil, tendo a consultoria técnica do orientador agrícola Ricardo Stein.
LEIA TAMBÉM: Tabaco brasileiro é o segundo produto comercial agrícola que menos utiliza defensivos
Publicidade
Graças ao cultivo do tabaco, a propriedade prospera e se diversifica. A família vive a expectativa da instalação de duas estruturas para criação de 90 mil aves, prevista para ser concluída até o final de 2023. “Mas seguiremos plantando tabaco como carro-chefe, que é fundamental para a sustentabilidade da propriedade”, garante Thales. Desde abril de 2022, a família de Thales também ganhou um novo lar. Uma casa nova e confortável foi construída em posição estratégica na propriedade, com vista para a lavoura e para o aviário. “Estamos satisfeitos com o resultado da safra deste ano e otimistas com o futuro, tanto com a produção de tabaco quanto com a criação de frangos”, frisa o produtor, que já tem as mudas da próxima safra em ponto de plantio.
Família
Casado com Marilene da Silva dos Santos, 40, é pai de Thalia Maiara Padilha, de 7 anos, e padrasto de Bruno dos Santos, 14. A pequena é estudante do 2º ano, enquanto o jovem cursa o 8º ano, ambos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Benno Bohn, de Vila Arlindo. Dos três filhos de Gilmar, apenas Thales permaneceu no meio rural: a irmã Thais, 24 anos, é bancária e mora em Erechim, enquanto a caçula Michele é estudante de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA TAMBÉM: Safra deve fechar em 569,5 mil toneladas no Sul
Publicidade
Expediente
Edição: Dejair Machado ([email protected])
Textos: Dejair Machado, Marcio Souza, Marisa Lorenzoni e Romar Beling
Diagramação: Rodrigo Sperb
Confira o caderno na íntegra » Dia do Colono e Motorista: data para celebrar tradição, história e trabalho
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade