Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

Venâncio-airense lança livro Menores que o céu

Gean nasceu em Venâncio e tem 29 anos

O venâncio-airense Gean Paulo Naue se prepara para apresentar seu novo livro, intitulado Menores que o céu. A obra, que já está com a pré-venda aberta, será lançada neste ano pela Editora Urutau, de São Paulo. É possível adquirir na pré-venda até a próxima sexta-feira. O livro no formato digital custa R$ 30,00, enquanto a versão física está sendo vendida por R$ 52,00, já com o frete incluso. A pré-venda ocorre no modo “financiamento coletivo” pelo site www.benfeitoria.com/projeto/menores.

LEIA TAMBÉM: Vigília constante

Composto por contos, Menores que o céu tem histórias curtas que apresentam trechos da infância de meninos e meninas, na faixa dos 6 aos 12 anos, que se veem diante de situações complexas. Nas histórias, essas crianças precisam lidar com perdas e ganhos que mesmo na vida adulta são difíceis, como explica o autor.

Publicidade

“Eu quis dar a entender que a própria vida, muitas vezes, força as crianças a deixarem de ser infantis e pede delas decisões muito maduras. O fio condutor dos contos são as atitudes das crianças. Mesmo vistas como ‘inexperientes’, elas têm os melhores entendimentos de tudo enquanto vivem em um mundo feito por adultos e para os adultos”, ressalta.

Com narrativas ficcionais realistas e fantásticas, o autor venâncio-airense toca em pautas sensíveis, como o bullying, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade, o abandono de menores e a descoberta de configurações de uma vida adulta. “São pautas cruéis, que sempre precisam e merecem receber luz na literatura para criar senso de empatia entre nós. Mas os leitores vão encontrar beleza nas narrativas também.”

LEIA TAMBÉM: Segunda parte da 4ª temporada de “Você” estreia nesta semana; veja outros lançamentos

Publicidade

Ainda conforme o autor, como todas as histórias se passam em ambientes rurais, existem muitas imagens contando as histórias: o rio, a ponte abandonada, as árvores, as estradas de terra, a pequena escola, as lavouras e, é claro, os animais, vistos pela maioria dos adultos como tão menores quanto as próprias crianças. “E é importante dizer que mesmo com crianças protagonistas, Menores que o céu não é um livro voltado para o público infantil”, frisa.

Gean Paulo Naue começou a escrever o livro em 2020, enquanto participava da Oficina de Criação Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2021, o livro ganhou ainda mais forma e no meio de 2022 sua escrita foi finalizada, dando início a outros processos de editoração, como leituras críticas e revisões gramaticais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.