ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Veja troca de mensagens entre traficantes antes de atentados em Porto Alegre

Traficantes foram presos na ofensiva desta quinta-feira

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira, 8, uma ofensiva contra a guerra de facções em Porto Alegre. A investida é resultado de investigações iniciadas em abril de 2022, que apura diversos crimes relacionados a disputa entre grupos de traficantes que possuem comando em áreas centrais da Capital.

Ao todo, foram cumpridas 23 ordens judiciais de busca e apreensão na região metropolitana de Porto Alegre e 32 mandados de prisão temporária. Dessas ordens judiciais, cinco delas ocorreram em presídios, sendo que 15 indivíduos já se encontram recolhidos no sistema prisional.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ataque a tiros deixa dois mortos e 23 feridos em Porto Alegre

Publicidade

Conforme a Polícia Civil, a investigação comprovou que a série de homicídios ocorrida no primeiro semestre de 2022 em Porto Alegre, em especial no bairro Santa Tereza, poderia ter sido evitada se as lideranças do crime organizado tivessem concordado na divisão da área territorial do tráfico de drogas e se tivessem quitado dívidas entre si. Apurou-se que a cúpula das principais facções criminosas do Estado possui interligação e mantém constante negociação, intermediando a compra de armas e drogas e, inclusive, fazendo acordos de paz e guerra em determinadas áreas de comunidades distantes e centrais em Porto Alegre.

O inquérito policial também apurou que diversos carregamentos de drogas e armas, possivelmente de fora do país, são trazidos para Porto Alegre mensalmente. Dentre os homicídios que o grupo criminoso é responsável, a polícia identificou que pelo menos cinco poderiam ter sido evitados se os líderes não tivessem autorizado ou determinado a execução. Os assassinatos ocorreram nos bairros Santana, Lomba do Pinheiro e Santa Tereza.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Jovem apreendido pela Polícia Civil de Rio Pardo tem envolvimento com guerra de facções

Publicidade

As conversas

A investigação também encontrou uma conversa entre dois indivíduos que ocupam posições de liderança nas facções criminosas. Nela ambos tentam chegar a um acordo sobre a divisão de área territorial de narcotraficância em Porto Alegre. Na proposta, o criminoso tenta parar com a série de homicídios.

Na conversa, apurou-se que se trata da Vila Conceição e parte do bairro Santa Tereza, nas quais os indivíduos tentam decidir qual facção vai traficar em determinados pontos. Ao final, os indivíduos não chegam a nenhum acordo e decidem continuar a disputa.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta