Conforme havia anunciado na semana passada, o vereador Ilário Keller (PP) protocolou um projeto de lei para regulamentar a poda de árvores em vias públicas do município. Atualmente, já é permitido que qualquer pessoa providencie a poda em frente à residência, inclusive sem autorização prévia da Prefeitura. Porém, é obrigatória a contratação de uma empresa que tenha passado por treinamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já que o serviço precisa obedecer a normas técnicas.
LEIA MAIS: Projeto prevê que moradores de Santa Cruz possam podar árvores em frente às casas
Pela proposta de Ilário, a poda ficará a critério dos cidadãos, que poderão ou não contratar profissionais para o procedimento. As regras são: as podas só poderão ser realizadas no período entre 1º de maio e 31 de agosto de cada ano e apenas em árvores exóticas, não consideras nativas, com até cinco metros de altura. Além disso, os proprietários ficam obrigados a “zelar pela manutenção da forma e saúde da árvore”.
Publicidade
A lei ainda regra o recolhimento dos detritos, que será responsabilidade da Prefeitura quando feito durante a poda programada pelo Município; ou do próprio morador, quando ocorrer fora do período programado. No caso de podas executadas por empresas credenciadas, as próprias empresas ficariam responsáveis pelo recolhimento, em um prazo de 48 horas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.