Uma nova remessa de vacinas destinadas para primeiras aplicações vai chegar à região nesta sexta-feira, 6. A previsão da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é de este lote tenha 4.626 doses, dividas entre Pfizer e Coronavac. A distribuição dessas imunizações segue a nova lógica de rateio do Estado, que pretende equilibrar a aplicação nos municípios.
Em função disso, alguns municípios não vão receber nenhuma dose de Coronavac. É o caso de Santa Cruz do Sul, Candelária e Rio Pardo. Nesta remessa, o município que mais vacinas vai ganhar será Vale do Sol, totalizando 288 doses. Da Pfizer, Santa Cruz é o município que vai poder contar com mais doses, serão 1.068, no total.
LEIA MAIS: Estado pretende vacinar toda a população adulta ainda neste mês
Publicidade
De acordo com informações do Governo do Estado, os imunizantes serão utilizados para avançar a faixa etária da campanha de vacinação. Também servirão para alcançar até 70% de todos os ajustes necessários para equalizar eventuais diferenças na distribuição de doses entre os municípios. “O que precisamos é que a população busque a vacina, não apenas a primeira dose, mas complete a imunização”, disse a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.
O Governo do Estado revisou as previsões de vacinação da população gaúcha e, considerando o ritmo de imunização dos municípios e o anúncio de envio de doses pelo Ministério da Saúde, projeta ser possível imunizar toda a população adulta – a partir de 18 anos – ainda neste mês. A expectativa anterior era até 7 de setembro.
LEIA MAIS: Secretaria da Saúde refaz cálculo de rateio para que Estado atinja 90% de cobertura vacinal
Publicidade
Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado, Tani alerta que é necessário vacinar, no mínimo, 70% da população com as duas doses ou dose única, mas de forma homogênea entre municípios e idades. “O ideal é que o Estado atinja 90% de cobertura vacinal”, completa.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.