O Instituto-Geral de Perícias irá realizar a emissão de carteiras de identidade em Santa Cruz do Sul de quarta a sexta-feira da próxima semana, do dia 2 a 4 de abril, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest (logo à frente do pórtico de entrada). Serão distribuídas 100 fichas diariamente, a partir das 10 horas. Não há necessidade de agendamento online.
Para os mutirões, a Prefeitura disponibilizará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Trânsito, o espaço e o mobiliário, e o Estado cederá mais servidores para dar suporte durante as ações especiais.
LEIA MAIS: IGP fará mutirões para confecção de carteiras de identidade em Santa Cruz
Publicidade
Confira os documentos necessários
Para 1ª e 2ª via
- CPF;
- Certidão Original conforme estado civil ou cópia autenticada em cartório (só será aceito documentos em perfeito estado, sem rasgos, furos, manchas ou remendos com fita adesiva). Em caso de certidão em mal estado de conservação a orientação é procurar o cartório civil mais próximo e solicitar 2ª via atualizada.
- Solteiro: certidão de nascimento
- Casado/Viúvo: certidão de casamento
- Separado/Divorciado: certidão de casamento com a respectiva averbação
Menores de 16 anos devem estar acompanhados por responsável legal, portando documento de identidade com foto. São responsáveis legais pai, mãe e avó(s); ou tutor, curador ou guardião (portando documentação comprobatória).
Inclusão de documentos opcionais – apresentar os respectivos originais:
Publicidade
- PIS/PASEP
- Carteira Nacional de Saúde
- Carteira de Motorista
- Identidade Profissional
- Carteira de Trabalho
- Certificado Militar
- Título de Eleitor
- Condições peculiares de saúde (Mediante apresentação de Laudo Médico original com CID, Assinatura e Carimbo do Médico)
- Tipo Sanguíneo e Fator RH (Mediante apresentação de Exame Laboratorial original com CRM.
LEIA MAIS: Saiba como fazer sua carteira de identidade em Santa Cruz
Saiba mais
No município, a demanda reprimida chega a 3 mil documentos. A dificuldade é percebida desde a catástrofe ambiental de maio de 2024, quando o prédio onde funcionava o Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias, na Rua Marechal Floriano, teve de ser interditado. Desalojado, passou a ocupar uma sala do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), onde tem restrição de espaço e, por isso, limitou o atendimento para a confecção de carteiras de identidade.
O espaço da Brigada Militar, no entanto, não é destinado para a recepção de pessoas, com área e acomodações adequadas para que possam esperar o atendimento. Assim, o agendamento passou a ser feito por meio do site igp.rs.gov.br. Diariamente, às 8 horas, são disponibilizadas 24 fichas, que é o que a estrutura comporta. Esse número logo é atingido e muitas pessoas ficam sem o atendimento.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade