Uma das áreas estratégicas para o poder público, a saúde também é uma das que mais consomem recursos dos governos, diante de toda a complexidade que possui. Com plataformas que envolvem a ampliação da estrutura já existente e a qualificação dos operadores, os quatro candidatos que disputam a Prefeitura de Santa Cruz do Sul desenvolveram planos que priorizam uma maior cobertura e também mais agilidade nas demandas dos cidadãos.
A partir desta terça-feira, 1º, a Gazeta do Sul apresenta algumas das principais diretrizes elencadas por eles em diferentes setores. Com semelhanças em certos pontos, o que se observa, no caso da saúde, é a intenção de proporcionar o atendimento às demandas da população, bem como a redução das filas de espera por serviços.
LEIA TAMBÉM: Último debate de prefeituráveis em Santa Cruz vai ter somente perguntas entre candidatos
Publicidade
Carlão
Com propostas que vão desde o atendimento online via telemedicina para reduzir filas em postos, Francisco Carlos Smidt (Novo) tem entre suas bandeiras a ampliação da oferta de pequenas cirurgias, procedimentos e consultas com especialistas. Para ele, outro plano é o estudo acerca da viabilidade de se buscar parceria público-privada para conceder a gestão e manutenção estrutural dos postos. Isso, explica, pode ajudar a reduzir a burocracia e qualificar o serviço. “A saúde será a principal prioridade do governo, pois precisamos melhorar muito o atendimento tendo em vista a quantidade de impostos que o cidadão paga. Vamos trabalhar para reduzir filas e ampliar a oferta de exames e cirurgias. Isso se conquista através de gestão, com investimentos assertivos, feitos com base em dados”, disse.
Principais propostas
- Ampliar a oferta do atendimento noturno nos postos, visando garantir uma opção ao trabalhador que evita buscar o serviço em horário comercial, e reduzir a busca pelo PA do Hospital Santa Cruz em casos de baixa complexidade.
- Adotar um sistema tecnológico e online de marcação e lembrete de consultas médicas, visando reduzir o não comparecimento.
- Estudar a real necessidade e definir, com base em dados, quais são os bairros que receberão novos postos de saúde.
- Reativar unidades móveis de saúde para levar atendimento em áreas mais remotas do interior.
- Garantir a cobertura total de agentes de saúde em todas as microáreas de saúde do município.
- Colocar em prática todas as sugestões e apontamentos do relatório de fiscalização criado pelo vereador Leonel Garibaldi, que visitou todos os 33 postos de saúde da cidade.
- Valorizar o funcionário da área, garantindo total respeito ao seu trabalho, sem perseguições e com possibilidade de ocupar cargos de direção com critérios técnicos.
- Manter um diálogo constante com as equipes dos postos, em especial agentes de saúde, visando melhorias constantes nos serviços públicos.
- Aumentar a pressão sobre a Aegea, a fim de garantir os investimentos necessários para aumentar a cobertura do saneamento básico, que é responsabilidade da Corsan.
Helena
Ampliação da estrutura já existente e qualificação dos serviços disponíveis são alguns dos planos de Helena Hermany (PP) para a saúde pública em Santa Cruz do Sul. Para isso, ela defende, por exemplo, a consolidação dos serviços em um Centro Integrado de Saúde. Essa estrutura tem como objetivo reunir os atendimentos junto ao Centro Administrativo I, já concluído. Outro plano é a informatização dos serviços do SUS, a fim de agilizar processos e garantir um fluxo mais organizado de informações. Isso deverá resultar em respostas mais rápidas e seguras para os pacientes. “Na nossa gestão, ampliamos os serviços com a implantação de plantões noturnos em postos, do pronto atendimento noturno no Hospital Monte Alverne, da retomada do atendimento 24 horas no Hospitalzinho e da abertura da UPA 24 Horas no Centro”, salientou.
Principais propostas
- Criação de um pronto-atendimento odontológico até as 22 horas e aos sábados, proporcionando mais flexibilidade para quem precisa de serviços dentários fora do horário comercial.
- Desenvolver um trabalho junto ao governo do Estado para atrair novas referências ao município. Realizar mutirões de exames e consultas com especialistas que hoje são competência da Prefeitura.
- Instituir a Farmácia Itinerante, que levará medicamentos aos bairros, garantindo acesso a tratamentos em áreas distantes. Outro plano será a Farmácia Distrital em Rio Pardinho, que facilitará a distribuição de medicamentos para comunidades do interior.
- Na atenção básica, o objetivo é ampliar a cobertura com novos postos no loteamento Mãe de Deus, Residencial Viver Bem, Linha João Alves e Belvedere.
- Implantar a UPA Cidade Alta para desafogar os hospitais e garantir mais segurança no atendimento às comunidades daquela região.
- A Central de Comando da Saúde unificará os sistemas de agendamento, reduzindo filas e facilitando a gestão. Outra proposta é a implantação da telemedicina.
- Ampliação do Consultório na Rua para garantir atendimento preventivo à população em situação de rua.
- Valorizar os profissionais e trabalhadores da saúde.
João Pedro
Ações de caráter preventivo e ampliação da estrutura destinada à prestação dos serviços de saúde pública em Santa Cruz do Sul estão nos planos de João Pedro Schmidt (PT). Com esse objetivo, o candidato sugere desde mutirões para zerar as filas de consultas, exames e cirurgias até a universalização da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), nos bairros e nas comunidades do interior. “Vamos trabalhar para ajustar todas as pontas do SUS, com prioridade máxima à atenção básica, evitando o agravamento dos problemas que produzem as filas hospitalares”, ressalta. Outra linha de ação está relacionada ao fortalecimento de programas existentes para os diferentes públicos.
Publicidade
Principais propostas
- Fortalecer programas de saúde para a criança, o idoso, a mulher, o homem, as pessoas LGBTQIAPN+, além de programas específicos de saúde bucal e saúde mental, de acordo com o Plano Municipal de Saúde.
- Fortalecer o funcionamento das unidades de saúde mental, valorizando as unidades do Caps IA (crianças e adolescentes), Caps 2 (adultos) e Caps-AD, assegurando, no Caps AD, acolhimento e permanência temporária, inclusive com atendimento noturno e aos finais de semana e feriados.
- Descentralizar o funcionamento da Farmácia Municipal com a criação de pontos nos bairros, nas unidades de ESF e postos, e distribuição de medicamentos nos plantões 24 horas.
- Respeitar o Conselho Municipal de Saúde como instância de deliberação da política de saúde, definida a partir das conferências municipais e regionais de saúde.
- Estabelecer programas de educação em saúde em parceria com escolas, sindicatos e entidades.
- Fortalecer a atuação do Cemas no combate às doenças e infecções sexualmente transmissíveis (DSTs e ISTs).
- Fortalecer a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora, valorizando a Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Cruz do Sul (Umrest) e estabelecendo laços mais efetivos com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
- Introduzir efetivamente as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde nas unidades de saúde municipais, adotando práticas mais naturais e com menos medicamentos.
- Valorizar os agentes comunitários de saúde e discutir com servidores e comunidade a criação de um plano de carreira para os profissionais da área.
Sérgio
A criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Linha Santa Cruz e a reativação do atendimento médico nas localidades de difícil acesso aos postos de saúde, através da Unidade Móvel, estão entre as propostas de Sérgio Moraes (PL). O candidato também defende a realização de um estudo de viabilidade para implantar o Pronto Atendimento Virtual 24 horas, e a ampliação do horário de atendimento da Farmácia Municipal. Outra proposta envolve o atendimento 24 horas no Hospitalzinho e no Hospital de Monte Alverne. “Para transformar mais uma vez a saúde em Santa Cruz, vamos implantar o Centro Integrado de Bem-Estar e Saúde (Cibs), que vai reunir em um só lugar consultas, exames, laboratório e farmácia municipal”, enfatiza.
Principais propostas
- Aprimorar as formas de acesso da população, através das políticas públicas de saúde/SUS na atenção básica, especializada e hospitalar.
- Garantir recursos para o pleno funcionamento da UTI Neonatal/Pediátrica, instalada no Hospital Santa Cruz.
- Implantar uma Unidade Básica de Saúde em Linha João Alves.
- Estudo de viabilidade para implantação de um Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Pics).
- Realizar a devida capacitação das equipes de saúde, de acordo com as políticas definidas pelo Humaniza SUS.
- Implantar o “Projeto Acolher” nos serviços de saúde, visando educar, auxiliar e encaminhar os usuários nas principais portas de entrada da rede.
- Reavaliar e redimensionar as equipes assistenciais para que se verifique se os seus quantitativos estão proporcionais às demandas de cada serviço. Isso possibilitará o aumento de equipe quando necessário ou a realocação interna entre as áreas.
- Reorganizar e equipar as unidades de saúde para qualificar os atendimentos.
- Conferir maior autonomia das UBS e ESFs nos encaminhamentos dos usuários às especialidades, para melhorar e facilitar o acesso dos usuários do SUS a todos os serviços especializados, unificando, assim, os encaminhamentos e garantindo a resolutividade o mais breve possível.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade