O desenvolvimento econômico é um dos pontos cruciais para o crescimento do município. Mesmo tendo como base o agronegócio, em especial a produção e transformação do tabaco, Santa Cruz do Sul deve pensar em novos mecanismos que representem ainda melhores desempenhos, como a qualificação profissional, a ampliação da infraestrutura e a diversificação da matriz produtiva.
Cientes disso, os candidatos trataram de apresentar ideias que agregam a segmentos capazes de trazer retorno a curto e médio prazos, como o turismo e a área de tecnologia e inovação. Isso também vale para a intenção de minimizar a burocracia e ampliar as oportunidades para a instalação, em especial, de indústrias. Assim, os planos de governo contemplam o meio rural e o urbano.
LEIA TAMBÉM
Publicidade
- Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a saúde em Santa Cruz
- Veja os planos dos candidatos à Prefeitura para a educação em Santa Cruz
Carlão
O potencial econômico da cidade, entende a equipe de campanha de Francisco Carlos Smidt (Novo), é prejudicado pelo “dirigismo da Prefeitura”. Para eles, são tomadas decisões que acabam por beneficiar empresas específicas, enquanto o foco deveria ser tornar o ambiente de negócios mais competitivo, livre e diversificado. A sigla defende ser fundamental a adoção de medidas para fomentar a inovação, criando um ambiente de negócios favorável.
Principais propostas
- Promover parcerias com entidades de fomento e terceiro setor, para realização de eventos de networking e desenvolvimento profissional, com vistas à qualificação de mão de obra.
- Fomentar a Sala do Empreendedor Digital, com a oferta de serviços de formalização, regularização de empresas e microempresas.
- Aperfeiçoar o programa Empreenda Santa Cruz, para potencializar as vocações e disponibilizar informações aos empreendedores, desburocratizando, simplificando e digitalizando procedimentos para a formalização de empresas.
- Investir em infraestrutura adequada para o interior, como estradas de qualidade e pavimentações, a fim de garantir um ambiente mais propício para o crescimento e exploração de todo o potencial do turismo rural.
- Conceder à iniciativa privada todos os parques e o autódromo, para garantir mais liberdade e fomentar o máximo possível o ambiente de eventos e turismo na cidade, mas mantendo o espaço aberto para a população.
- Incentivar e estimular a instalação de empresas no polo industrial do município, incentivando a geração de empregos e renda.
- Viabilizar políticas públicas de inovação para melhorar a competitividade das empresas sediadas no município, estabelecer medidas de incentivo à pesquisa tecnológica e à consolidação de ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais.
- Estimular a articulação e a orientação estratégica das atividades dos organismos públicos e privados que atuam em ciência, tecnologia e inovação.
- Estimular projetos e atividades de apoio à formação de empreendimentos de inovação, visando realizar cursos de capacitação para a criação e gerenciamento de empresas de base tecnológica.
Helena
Entre os projetos direcionados ao desenvolvimento econômico para uma nova gestão de Helena Hermany (PP), está o fomento para melhorar a capacidade operacional do Aeroporto Luiz Beck da Silva, com a instalação de balizamento noturno, que já está em licitação. A simplificação nos processos de regularização de títulos de posse e a revisão do Plano Diretor também são contempladas, além da implantação de um novo Distrito Industrial, o terceiro do município, que seria instalado na RSC-412. Na área tributária, o plano de governo contempla a redução da alíquota de ISS para 2%, em atividades sustentáveis e inovadoras.
Principais propostas
- Expandir a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Luiz Beck da Silva e instalar balizamento noturno (já em licitação), a fim de melhorar a capacidade operacional e garantir mais segurança e eficiência em situações de emergência.
- Aumentar a produtividade dos setores tradicionais da economia, ajustando-os às demandas da neoindustrialização e da economia criativa, promovendo modernização tecnológica e inovação para impulsionar o crescimento sustentável.
- Instituir uma comissão para simplificar a burocracia nos processos de regularização de títulos de posse e revisar o Plano Diretor, para identificar obstáculos e propor soluções eficientes.
- Consolidar Santa Cruz como o principal polo cervejeiro artesanal do interior ao realizar o Festival da Cerveja Gaúcha e o SummerBier, além de eventos de harmonização com a culinária local, impulsionando as cervejarias locais.
- Implementar a infraestrutura do Distrito Industrial III (RSC-412) e promover a ocupação definitiva dos terrenos no Distrito Industrial II.
- Ampliar a oferta de microcrédito dirigido e assistido, utilizando recursos do Microcrédito Gaúcho ou municipais com juros zero, para impulsionar a criação de microempresas e fortalecer startups no Gauten.
- Concluir a transferência definitiva da área do Daer, possibilitando novos investimentos e ampliando as atrações turísticas e culturais.
- Propor a redução da alíquota de ISS a 2% para atividades sustentáveis e inovadoras, a fim de melhorar a competitividade e atrair investimentos.
- Viabilizar a criação de um polo automotivo no autódromo, transformando-o em um centro de inovação e desenvolvimento para o setor automotivo.
João Pedro
O foco do plano de governo de João Pedro Schmidt (PT), na área de desenvolvimento econômico, é a indução à economia de baixo carbono, que deve ser feita a partir da convocação das empresas a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O turismo também é contemplado, com incentivo o ano inteiro, com apoio de eventos existentes e viabilizando o Centro de Convenções. A equipe defende a retomada de projetos do Centro Logístico e empreendimentos vinculados.
Publicidade
Principais propostas
- Instituir o Programa Municipal da Economia Verde, para estimular novos negócios ligados à baixa emissão de gases de efeito estufa, conservação ambiental e uso correto de recursos naturais na indústria, serviços e comércio.
- Em parceria com o setor empresarial, avançar na concretização do Centro Logístico, incluindo o fortalecimento do Distrito Industrial, a instalação do Porto Seco e da Estação Aduaneira e a ampliação do aeroporto, de modo a favorecer o comércio internacional.
- Fortalecer o Distrito Industrial. Impulsionar prioritariamente empreendimentos com base tecnológica e indústrias “verdes”, energia solar e eólica; reciclagem e reaproveitamento; transportes não poluentes; agroindústrias de alimentos sem agroquímicos; empresas de tecnologia da informação; produção de equipamentos para economizar água e energia.
- Turismo rural e urbano o ano inteiro, com destaque para os grandes eventos do município (Carnaval, Oktoberfest, Enart, Procissão das Criaturas, Christkindfest, Construarte, Festa das Cucas e outros).
- Construir o Centro de Convenções, discutido há décadas, medida importante para tornar Santa Cruz um espaço de turismo ao longo de todo o ano.
- Estreitar relações com os parques tecnológicos da Unisc e do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, para fortalecer empresas inovadoras, “verdes”, “limpas”.
- Criar o Departamento de Economia Solidária e Colaborativa, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para proporcionar apoio, financiamento e divulgação às iniciativas da cidade e do meio rural. O objetivo é incrementar a geração de trabalho e renda, com grande atenção às iniciativas que favoreçam a Zona Sul da cidade.
- Instalar o Centro de Artesanato, com o melhor do artesanato local; instituir o programa de capacitação e assessoramento na elaboração de projetos e superação de dificuldades burocráticas; garantir o acesso dos artesãos locais a feiras e eventos.
Sérgio
O plano de governo de Sérgio Moraes (PL) defende o incentivo às ações econômicas que mais contribuem para o desenvolvimento humano e econômico, com o apoio às micro, pequenas e médias empresas, bem como o agronegócio nas propriedades. Acrescenta o fomento das potencialidades turísticas do município, por meio de parcerias para qualificar os trabalhadores do comércio e serviços, melhorando a prestação à população e turistas. E ainda a ampliação do Distrito Industrial, criando condições para o seu desenvolvimento e atração de novas empresas. Tudo isso para estimular a geração de emprego e renda.
Principais propostas
- Promover a divulgação e exploração das potencialidades turísticas do município, estabelecendo parcerias para qualificar os trabalhadores do comércio e serviços, a fim de melhorar a prestação à população e aos turistas.
- Discutir a ampliação do Distrito Industrial, criando condições para seu desenvolvimento e atração de empresas. Estimular geração de empregos mediante atração de indústrias e do apoio a elas, para que possam explorar as vocações do município e sua posição geográfica privilegiada.
- Adotar o conceito de cidade inteligente tornando a cidade mais moderna, menos burocrática, com liberdade econômica que permita um ambiente fomentador da geração de emprego e renda. Fazer de Santa Cruz uma cidade que utiliza tecnologia para melhorar sua eficiência social, política e econômica.
- Criar processos mais ágeis e que facilitem a vida dos empreendedores, desburocratizando o serviço público por meio da tecnologia.
- Dialogar com outras administrações municipais da região, empresários, entidades representativas do setor e, dentro do possível, viabilizar a construção de uma Plataforma Logística Regional.
- Buscar a devolução de áreas centrais e privilegiadas cedidas ao Estado, servindo aos interesses municipais (como parque tecnológico para fomento às startups, empresas tecnológicas e outras atividades de turismo e lazer).
- Reestruturar o Berçário Industrial e rediscutir com as entidades empresariais o uso daquele espaço, analisando a possibilidade de criação de um novo berçário industrial para os empreendedores locais.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade