Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Veja onde procurar atendimento em caso de sintomas respiratórios

Foto: Divulgação/Secom

Com o objetivo de evitar aglomerações e agilizar o atendimento para pacientes com problemas respiratórios, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul disponibilizou cinco postos de saúde para melhor atender a comunidade. Essas unidades, chamadas de Sentinela, também têm horário de atendimento estendido, até as 19 horas.

LEIA MAIS: Cinco unidades de saúde terão horário estendido em Santa Cruz

Confira quais são:

Publicidade

ESF Senai – atenderá usuários com problemas respiratórios do Senai, Bom Jesus, Farroupilha, Gaspar e Pedreira;
ESF Arroio Grande – atenderá usuários com problemas respiratórios do Arroio Grande Figueira, Faxinal e Jacob;
ESF Cristal Harmonia – atenderá usuários com problemas respiratórios do Cristal, Glória, Viver Bem, Menino Deus e Rauber;
ESF Cohab – atenderá usuários com problemas respiratórios do Cohab, Avenida e Verena;
ESF Belvedere – atenderá usuários com problemas respiratórios do Belvedere e Margarida;

HORÁRIO: Nessas cinco unidades, o atendimento ocorre das 7h45 às 11h45, e das 13 horas às 19 horas.

LEIA MAIS: Santa Cruz reforça atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19

Publicidade

O que funciona e o que está suspenso temporariamente:

  • Nestas cinco Unidades Sentinela, estão suspensas as consultas eletivas, ou seja, que podem aguardar, nos casos como revisão de pacientes crônicos (diabéticos e hipertensos) e pré-câncer.
  • As gestantes dessas unidades que estiverem entre a 36ª até a 41ª semana de gestação, serão atendidas com consulta agendada, tanto pelo médico como pelo enfermeiro da unidade. Demais gestantes, caso necessitarem de atendimento, podem procurar a unidade para orientações;
  • Estão mantidos o teste do pezinho e a primeira consulta ao recém-nascido, bem como as aplicações de anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais, e a dispensação de anticoncepcionais oral.
  • Para pacientes crônicos que necessitam de curativos, podem retirar os materiais nas unidades de saúde, para fazerem o procedimento em seu domicílio;
  • Pacientes que não se enquadram nos casos citados acima, serão acolhidos e redirecionados conforme a demanda da unidade;
  • Renovação de receitas contínuas seguirão o fluxo da unidade.

Unidades do interior

As unidades de saúde de Linha Santa Cruz, Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho e Alto Paredão, atenderão normalmente, tanto pacientes com problemas respiratórios como nos demais problemas de saúde.

Publicidade

Já os usuários das ESF Pedro Eggler e Linha Monte Alverne, que apresentem problemas respiratórios, devem procurar atendimento no Hospital de Campanha ou UPA do Esmeralda. A mesma orientação é para os usuários do Ambulatório Central, ESF Progresso, e ESF Esmeralda I e II.

LEIA MAIS: Com esgotamento da capacidade, hospitais alteram atendimentos

Funcionamento das unidades não sentinelas

Publicidade

  • Salas de vacina permanecem funcionando, porém, vacinas que podem aguardar devem ser proteladas;
  • Ficam suspensos os atendimentos noturnos e as reuniões de equipe;
  • Suspensas também as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde. Esses profissionais auxiliarão nas unidades em turnos alternados, para evitar aglomerações na unidade.
  • Acolhimentos a pacientes serão mantidos.
  • A Secretaria Municipal de Saúde salienta que as mudanças foram feitas para melhor atender a população e agilizar o atendimento, especialmente, aos pacientes com problemas respiratórios, com o objetivo de evitar aglomerações, e que ninguém ficará sem atendimento e/ou acolhimento nas unidades de saúde.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.