A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou oficialmente nessa segunda-feira, 25, e vai até 31 de maio. Os primeiros atendidos (até este sábado, 30) são os cidadãos a partir dos 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A partir da próxima segunda-feira, 1º, a dose começará a ser aplicada em crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias –, gestantes, puérperas e trabalhadores de educação do ensino básico e superior (instituições públicas e privadas). A partir de 8 de abril, os demais grupos prioritários também poderão ser vacinados.
Por já fazer parte do grupo de idosos, o casal de aposentados Gládis e Hugo Filter, ela com 71 anos e ele 81, foram na segunda até a UBS Verena, no Bairro Santo Inácio. “Nós sempre tomamos a vacina, desde quando começou a campanha. E até a vacina da Covid. Sempre fazemos e nunca pegamos Covid. Se existe a vacina é porque faz bem, a gente precisa fazer”, disse Gládis.
LEIA TAMBÉM: Ato simbólico marca início da vacinação contra a influenza em Santa Cruz; veja cronograma
Publicidade
O imunizante contra a influenza pode ser administrado na mesma ocasião de outras doses do Calendário Nacional de Vacinação. A aplicação ocorrerá mediante apresentação de documento que comprove a idade, vinculação com serviço específico (saúde, segurança, educação) ou condição de saúde (comorbidade, deficiência), em conformidade com o Informe Técnico Operacional da Campanha de Vacinação.
Pessoas impossibilitadas de se deslocarem, como pacientes acamados, deverão entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de sua residência para o planejamento de visita da equipe que fará a vacinação. A comunicação pode ser feita através de telefone, pelo agente comunitário de saúde, e-mail, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Técnicos de enfermagem mantém greve e farão nova mobilização nesta terça
Publicidade
O Dia D de vacinação está programado para 13 de abril, com a abertura de todas as salas de vacinas do município, das 9 até as 16 horas, sem fechar ao meio-dia.
Onde fazer
A vacina contra a influenza poderá ser feita nos postos de saúde (Estratégias Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde), no SIS-Unisc (Avenida Independência, 2293, telefone 3717 7480) e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 1054, Centro, telefone 3122 1450).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙