A cinco dias da eleição, os sete candidatos a prefeito de Santa Cruz voltaram a se dirigir à classe empresarial na manhã desta terça-feira, 10, em uma série de encontros promovidos pela Associação Comercial e Industrial (ACI). Na ocasião, eles também receberam uma relação com 29 demandas dos empresários.
Conduzidos pelo presidente da entidade, Gabriel Borba, os encontros foram individuais e transmitidos pela internet. Cada candidato respondeu a duas perguntas elaboradas pela entidade, que foram sorteadas na hora e abordavam temas como fomento ao empreendedorismo, diversificação econômica, turismo, serviços públicos e outros.
Dentre as demandas incluídas na carta-compromisso entregue aos prefeituráveis, que incluem pautas tanto para a próxima gestão quanto para o longo prazo, estão reivindicações antigas do empresariado, como mais celeridade na liberação de alvará de funcionamento para empreendimentos de baixo risco, além da disponibilização de certidão negativa municipal de forma digital e instantânea. O documento pede ainda a realização de reuniões semestrais ou anuais com a sociedade civil organização e a digitalização de serviços públicos, entre outros.
Publicidade
As demandas envolvem ainda educação, saúde, segurança, infraestrutura e a cadeia do tabaco. Entre os itens, estão implantação de no mínimo mais 100 câmeras de segurança no município e aumento em percentual acima da inflação dos investimentos públicos.
O que cada um disse
Alex Knak (MDB)
Temas sobre os quais respondeu: Observatório Social e Cidade Inteligente
Publicidade
O que disse: Disse apoiar a implantação do Observatório Social (órgão não governamental dedicado a fiscalizar as contas públicas) e defendeu o diálogo com a sociedade civil. Prometeu uma gestão “portas abertas” e afirmou que, quanto maior a integração com as entidades, menores serão as chances de o governo errar. Também defendeu maiores investimentos em tecnologia como forma de tornar a cidade mais segura e eficiente, citando como exemplos semáforos e iluminação pública, câmeras de monitoramento, cercamento eletrônico.
LEIA MAIS:
Um sonho que nasceu na infância: conheça Alex Knak, candidato à Prefeitura
“Nós temos que priorizar o que dá resultado”, diz Alex Knak
Carlos Eurico Pereira (Novo)
Publicidade
Temas sobre os quais respondeu: Saúde pública e agronegócio
O que disse: Afirmou que os recursos da Saúde devem ser aplicados com base em dados e inteligência artificial, por meio de sistemas que apontem, por exemplo, quais as principais patologias existentes na população, o perfil dos pacientes e os horários de maior fluxo nas unidades de atendimento. Disse ainda que é preciso integrar os prontuários da rede pública com os hospitais e laboratórios e defendeu investimentos em telemedicina para garantir atendimento em áreas nas quais não há médico concursado. Também defendeu melhorias na infraestrutura da zona rural, além de oferta de assistência técnica por meio de parcerias público-privadas e proteção à cadeia produtiva do tabaco.
LEIA MAIS:
Paixão que começou no Túnel Verde: conheça Carlos Eurico Pereira, candidato à Prefeitura
“Não podemos seguir correndo com os empresários”, diz Carlos Eurico Pereira
Publicidade
Frederico de Barros (PT)
Temas sobre os quais respondeu: Educação e diversificação econômica
O que disse: Defendeu a implantação de eleição direta para direções de escolas municipais e implantação de medidas para combater a evasão escolar, além de investimentos na infraestrutura das escolas e valorização dos profissionais da educação, incluindo a regulamentação do pagamento do piso nacional dos professores. Sobre diversificação, defendeu a atração de empresas com foco em inovação e tecnologia e empresas de economia verde. Também pregou a oferta de linhas de crédito para fortalecer micro e pequenas empreendedores por meio de um fundo garantidor via Banco do Povo. Outro ponto defendido é a criação de uma incubadora social.
Publicidade
LEIA MAIS:
A juventude que tomou a frente: conheça Frederico de Barros, candidato à Prefeitura
“É fundamental priorizar a economia local”, diz Frederico de Barros
Helena Hermany (PP)
Temas sobre os quais respondeu: Transporte público e mobilidade urbana
O que disse: Defendeu a implantação da Tarifa Inteligente, para que os usuários não precisem pagar a tarifa múltiplas vezes quando precisam pegar mais de um ônibus no mesmo sentido, além de diálogo com os empresários do setor. Também defendeu a implantação de corredores de ônibus e a criação de rotas alternativas para melhorar a distribuição do fluxo de veículos, além de melhorias na pavimentação de ruas, a implantação de semáforos inteligentes e ciclovias e melhorias nas paradas de ônibus dos bairros.
LEIA MAIS:
Do Banco do Brasil ao Palacinho: conheça Helena Hermany, candidata à Prefeitura
“Tenho muito orgulho da minha família”, diz Helena Hermany
Irton Marx (Solidariedade)
Temas sobre os quais respondeu: Serviços públicos e planejamento estratégico
O que disse: Defendeu redução da burocracia e afirmou que o serviço público está refém “das raízes imperialistas do Brasil”. Por conta disso, defendeu o desmembramento do Rio Grande do Sul do restante do país. Também pregou valorização dos servidores e criticou a Lei dos Vales. Disse que é preciso “demolir prédios velhos” e construir prédios modernos no lugar de loteamentos. Também afirmou que possui garantias de investimentos de várias empresas de fora do país no município, mas se negou a citar nomes.
LEIA MAIS:
O homem que quer um novo país: conheça Irton Marx, candidato à Prefeitura
“O Estado está acompanhando as eleições de Santa Cruz”, diz Irton Marx
Jaqueline Marques (PSD)
Temas sobre os quais respondeu: Turismo e investimentos
O que disse: Afirmou que Santa Cruz pode ser “referência em turismo” e disse que o setor avançou pouco no município. Disse que o Centro de Eventos será um “divisor de águas” porque colocará Santa Cruz na rota do turismo corporativo, com uma agenda de feiras, congressos e seminários. Também exaltou valorização à produção artesanal de cerveja e disse que Santa Cruz pode ser “a Bento Gonçalves de amanhã”, além de propor investimentos em turismo rural. Também exaltou investimentos realizados na gestão de Telmo Kirst e citou como prioridades a pavimentação de ruas. Pregou ainda a reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, redução da burocracia e modernização da legislação.
LEIA MAIS:
Uma militância que começou cedo: conheça Jaqueline Marques, candidata à Prefeitura
“Santa Cruz do Sul tem tudo para ser um polo turístico”, diz Jaqueline Marques
Mathias Bertram (PTB)
Temas sobre os quais respondeu: Gestão pública e fomento ao empreendedorismo
O que disse: Defendeu a redução da estrutura administrativa da Prefeitura, com o corte de ao menos duas secretarias municipais e de cargos em comissão. Defendeu uso da tecnologia para desburocratizar os processos internos do Município e a implantação de parcerias com empresas para levar empreendedorismo às escolas municipais, além da criação de um programa de apoio ao jovem empreendedor rural e de uma agência garantidora para oferta de microcrédito a custo abaixo para pequenos empresários. Também citou a criação de um Vale Cervejeiro.
LEIA MAIS:
Liderança que saiu de Pinheiral: conheça Mathias Bertram, candidato à Prefeitura
“Vamos exigir que a Corsan cumpra o contrato”, diz Mathias Bertram
Último debate acontece na noite de quinta-feira
O último debate entre os sete candidatos a prefeito de Santa Cruz antes da votação de domingo será nesta quinta-feira, 12, a partir das 21 horas. O confronto, promovido pela Rádio Gazeta 107,9 FM, será transmitido direto da Câmara de Vereadores, com mediação do jornalista Ronaldo Falkenback. Também haverá transmissão em vídeo pelo Portal Gaz, aberto para não assinantes.
Também nesta quinta-feira, a Gazeta do Sul publica a última pesquisa independente de intenção de voto, que trará um retrato da disputa a três dias da eleição.
LEIA MAIS: Veja o que mostra a segunda pesquisa em Santa Cruz do Sul