O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 16, vai alterar o funcionamento de serviços públicos e estabelecimentos comerciais. Como cai em uma quinta-feira, algumas pessoas farão feriadão. Em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura realizará ponto facultativo na sexta-feira e não haverá expediente nas repartições públicas municipais na quinta. De acordo com a administração municipal, o ponto facultativo vale também para as escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da rede municipal.
Conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, tanto na quinta quanto na sexta o funcionamento será normal nos seguintes serviços essenciais: Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes (Hospitalzinho), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Abrigo Masculino e Feminino, Albergue, Residência Inclusiva, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito e Setor de Inspeção Municipal, além dos setores responsáveis pela limpeza dos banheiros das praças e equipes de varrição manual diária e de limpeza das vias e logradouros públicos.
LEIA MAIS: Fiéis atuam na confecção dos tapetes de Corpus Christi na Catedral São João Batista
Publicidade
Em regime de plantão funcionarão o Setor de Transportes, Conselho Tutelar, Casa de Passagem, Setor de Hidráulica, Caps AD, iluminação e semáforos. A Prefeitura também abrirá as portas de duas escolas de educação infantil, que estarão em funcionamento em regime de plantão. O objetivo é atender as famílias em que os pais irão trabalhar e precisam deixar os filhos na creche. Até o momento, 12 crianças foram cadastradas pelos familiares para o atendimento nas Emeis Aliança, no Bairro Aliança, e Pequeninos do Faxinal, no Bairro Dona Carlota.
No feriado desta quinta-feira, a Coomcat não vai trabalhar, mas na sexta e no sábado a coleta de recicláveis terá funcionamento normal. Já a Conesul não fará alterações no recolhimento do lixo.
Em relação às feiras rurais, no feriado de Corpus Christi o atendimento terá horário alterado na Feira Orgânica do Santo Inácio (Rua Conselheiro Trockel, 365 – Praça Hainsi Gralow). Será das 13 às 17 horas. Na sexta e no sábado, o cronograma das feiras segue normal.
LEIA TAMBÉM: Quase 50 mil veículos devem passar pela 287 no feriado; veja os melhores horários para pegar a estrada
Publicidade
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado desta quinta-feira. Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado – caso da cidade de São Paulo –, não haverá expediente bancário.
Na sexta-feira, o serviço ao público nas agências volta ao normal. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular e pelo computador e o telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.
“Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação [R$ 30,1 bilhões em 2021], os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia subsequente – sexta-feira, 17.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Quase 14 mil veículos foram flagrados acima da velocidade durante o feriadão
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas nesta quinta e sexta. A central telefônica 135 também não funciona no feriado do dia 16 para atendimento humano, mas é possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA).
Quem tinha agendamento marcado para o dia 17 deve ligar para o telefone 135 e reagendar. Contudo, quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site) e a central telefônica 135. Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Publicidade
O Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari informou que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns) estão autorizadas a abrir com o uso de mão de obra laboral nesta quinta-feira, no feriado de Corpus Christi. O horário vai ser o mesmo utilizado por cada estabelecimento no domingo.
LEIA TAMBÉM: Corpus Christi: tradicional celebração cristã se reinventa na pandemia
O Sindilojas Vale do Rio Pardo orienta que o comércio deverá permanecer fechado no feriado, já que há lei municipal que proíbe a abertura neste dia e não há convenção coletiva ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalharem.
Publicidade
Da mesma forma, o Estacionamento Rotativo de Santa Cruz estará suspenso no feriado. Não haverá cobrança nas 46 quadras da Faixa Azul da área central. O Rapidinho volta ao atendimento normal na sexta-feira.
O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. A data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.