Aproximadamente 4,3 milhões de estudantes de diversas partes do País realizaram nesse domingo, 10, a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles precisaram resolver as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias, com um total de 90 questões – sendo 45 em cada área do conhecimento. Agora, os candidatos vão esperar pelo gabarito oficial do exame, previsto para sair no dia 20 de novembro. Já o resultado final individual será apresentado em 13 de janeiro de 2025.
Um dos principais locais de aplicação da prova em Santa Cruz do Sul, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) registrou um movimento considerável de saída perto das 17 horas do domingo. Entre eles estava a estudante de 18 anos, Yasmin Chielle, que comentava sobre a prova com os amigos. A aluna do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira conversou com a equipe de reportagem da Gazeta do Sul e relatou ter tido dificuldade nas questões de Física, mas se sentiu confortável na área de Matemática e Biologia.
LEIA TAMBÉM: Enem 2024: saiba quando será divulgado o gabarito oficial do exame
Publicidade
Para além do conhecimento prévio do Ensino Médio e dos simulados oferecidos pela escola, Yasmin disse que estudou em casa em alguns momentos. “Por afinidade, acredito que tenha ido melhor em Humanas e na Redação”, declarou. Quem também estava junto de amigos no fim do exame era Hérika Alves, de 17 anos, aluna do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, de Candelária.
Hérika realizou a prova como treineira, buscando conhecer os métodos e os conteúdos exigidos pelo exame. “Fiz mais pra treinar, para que no terceiro ano eu possa fazer a prova com mais tranquilidade”, contou. A estudante, que deseja cursar Ciências Contábeis, iniciou pelas mais fáceis e depois se debruçou sobre as mais complexas. “Eu acho melhor, porque começar a quebrar a cabeça com uma mais difícil pode forçar a desistir das outras.”
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vira polo dos sonhos para estudantes da região que participam do Enem
Publicidade
Na saída do bloco 53 da Unisc estava Gabriel Knepper, de 17 anos. O aluno do 3º ano da Escola Estadual Santa Cruz considerou a segunda etapa do Enem difícil, especialmente a parte de Matemática. Afirmou que utilizou dos conhecimentos recebidos em aula, mas acredita não ter alcançado a nota para o curso de Medicina, no qual deseja se formar no futuro. “Pretendo ir melhor no ano que vem, me esforçar mais”, enfatizou.
Abstenção foi de 30,6%
Conforme dados preliminares divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios, em entrevista coletiva realizada na noite desse domingo, o segundo dia de aplicação do Enem registrou uma abstenção de 30,6% dos candidatos. O índice foi maior do que no primeiro dia de exame, quando alcançou 26,6%.
LEIA TAMBÉM: Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana
Publicidade
Os números apresentaram baixa em relação aos dois anos anteriores de aplicação da prova. No ano passado, a ausência dos candidatos chegou a 28,1% no primeiro dia e 32% no segundo dia. Já em 2022, os números foram de 28,3% no primeiro dia e 32,1% no segundo.
Neste ano, o exame contou com 4.325.960 inscrições confirmadas. As notas do Enem podem ser usadas tanto para ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de possibilitar o acesso a bolsas de estudo e financiamentos em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙