Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou milhares de brasileiros às salas de aula nesse domingo, 5. Foi quando aconteceu a primeira etapa das provas para o Enem 2023. No Rio Grande do Sul, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 193 mil pessoas se inscreveram. Em todo o País, foram quase 4 milhões.
Em Santa Cruz do Sul, as provas foram na Unisc, movimentando o campus especialmente a partir do meio-dia, quando os portões foram abertos. A aplicação ocorreu das 13h30 às 19 horas. Ao todo, foram 90 questões (45 de Linguagens, envolvendo língua portuguesa e inglês ou espanhol e outras 45 de Ciências Humanas), mais uma redação, que consistiu na produção de uma dissertação na qual o candidato precisou defender um ponto de vista. O tema deste ano foi Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
LEIA MAIS: Primeiro dia de provas do Enem movimenta o campus da Unisc
Publicidade
Para Yasmin Tatsch Boufet, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ernesto Alves, que realizou a prova para garantir experiência, o tema foi complexo. “A prova teve bastante interpretação de textos. Foi bem puxado responder as 90 questões”, disse, observando que seu objetivo foi “se inteirar de como funciona o Enem para seguir praticando no próximo ano”. Yasmin pretende disputar uma vaga para Medicina Veterinária.
O mesmo fez Lara de Andrade Leite, 16 anos, também do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Mauá, e que pretende cursar Design Gráfico ou Direito. “Foi meu primeiro contato com a prova. Quis fazer para ficar a par de como funciona e estar melhor preparada”, afirmou. Embora o tema da redação tenha exigido bastante esforço para ser desenvolvido, ela considerou a prova fácil, de modo geral.
LEIA MAIS: Estudantes estavam na expectativa pela prova do Enem
Publicidade
Já Dionísio Ferreira, 17, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Curupaiti, de Vale Verde, aproveitou a prova do Enem para aprofundar seus conhecimentos em processos seletivos. “Eu prestei a prova para sargento da ESA e agora fiz o Enem para seguir testando os conteúdos. Quero ser eletricista e atuar no Exército”, informou, sem descartar, no entanto, a possibilidade de garantir uma vaga em outro curso superior, como o de Veterinária. Assim como Yasmin e Lara, ele citou a quantidade de textos para interpretar nessa primeira etapa da prova.
Números locais
Acerca do número de alunos inscritos em Santa Cruz do Sul no Enem 2023, bem como em relação ao número de possíveis abstenções nessa primeira etapa da prova, a Gazeta do Sul não teve acesso às informações. Embora a reportagem tenha contatado pessoalmente com a coordenação do município no campus, a resposta obtida foi de que “não estariam autorizados a repassar nenhuma informação com relação ao certame”.
LEIA TAMBÉM: Curso de Direito da Faculdade Dom Alberto se destaca no Enade
Publicidade
Entre os pais, espera e torcida
A Gazeta do Sul esteve neste domingo, em dois momentos, no campus da Unisc para acompanhar a movimentação dos alunos. Em praticamente todos os blocos onde as provas estavam sendo aplicadas era possível ver pais ou acompanhantes à espera dos alunos. Vindos da localidade de Vila Fátima, interior de Candelária, Virgínia e Telmo Cândido, ambos de 54 anos, esperavam pela filha Eduarda Schneider Cândido, 18, aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Gastão Bragatti Lepage.
Eduarda fazia a prova em uma das salas do bloco 35, na tentativa de conseguir uma boa classificação para ingressar no curso de Designer de Interiores. Após três horas de prova, ela disse ter tido facilidade para resolver as questões e que gostou do tema da redação. Enquanto aguardava pela filha, o casal destacou a importância do acesso ao ensino superior e que pretendia proporcionar a ela o que não haviam tido quando jovens: a oportunidade de disputar uma vaga na universidade. “A gente não se importa de ficar esperando. Dissemos para ela fazer a prova bem tranquila”, disse Virgínia.
A segunda etapa do Enem ocorrerá no próximo domingo. Ao todo, serão mais 90 questões (45 de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza). Os portões serão abertos novamente ao meio-dia, com fechamento às 13 horas. Os participantes poderão consultar as respostas oficiais do Enem no dia 24 de novembro, na seção Provas e Gabaritos na página do Inep. Os resultados oficiais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade