O autor e professor Jeferson Tenório é o autor do livro “O Avesso da Pele” (2020), de Jeferson Tenório, obra que foi entregue na Escola Ernesto Alves integrando o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), e que acabou duramente criticada nessa sexta-feira, 1º, pela diretora do educandário, Janaina Venzon. O romance, que aborda centralmente o racismo estrutural conta com passagens que contém palavras de baixo calão e explicitam o ato sexual entre personagens, fato central das críticas.
LEIA MAIS:
Tenório foi o primeiro escritor negro e o mais jovem a ser homenageado com o patronato da Feira do Livro de Porto Alegre, na 66ª edição, em 2020. Nascido no Rio em 1977 e radicado em Porto Alegre, Tenório é formado em Letras pela Ufrgs. Ainda é mestre em Literaturas Luso-africanas pela Ufrgs e doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Ele apresentou seu primeiro romance em 2013 (O beijo na parede), vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. Em 2018, publicou seu segundo romance, Estela sem Deus, que trata da problemática do amadurecimento precoce da infância e juventude negras.
Publicidade
A Gazeta do Sul buscou contato com Tenório nesta sexta-feira, em meio a viagem dele para o exterior. Optou por ainda não se manifestar sobre a postagem relacionada a seu livro, mas, via assessora, frisou que talvez venha a fazer isso nos próximos dias.
A aprovação do livro O avesso da pele consta na portaria 140 de 14 de setembro de 2022, ainda no governo Jair Bolsonaro. A nota foi publicada no Diário Oficial da União dois dias depois e cita que as obras literárias receberam pareceres antes de constarem na lista. O documento é assinado por Gilson Passos de Oliveira, secretário de Educação Básica substituto. Oliveira também é conhecido por ter atuado como diretor de políticas públicas para escolas cívico-militares.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.