Geral

Veja dicas sobre como consumir chocolate de maneira mais consciente

Tradicionalmente, o domingo de Páscoa é aquele dia em que muitas pessoas trocam presentes, principalmente chocolates. Em formato de barra, ovo, trufas ou bombons, não importa. A verdade é que esse é o doce mais popular do período. Contudo, apesar de ser uma delícia, o alimento tem alta concentração de açúcar e deve ser consumido de forma consciente. Mas é possível ter uma Páscoa doce e ao mesmo tempo saudável?

As nutricionistas Silvia Isabel Rech Franke e Eduarda da Silva Limberger Castilhos explicam. Segundo Silvia, que é docente do curso de Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), não há uma recomendação sobre o consumo de chocolate por este alimento conter alta concentração de açúcar na composição. “Por isto, como a Páscoa se tornou uma data em que presenteamos as pessoas com chocolate – nem sempre da melhor composição – , é importante saber dosar”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Seis cuidados diários que impactam positivamente na sua saúde

Publicidade

Porém, considerando que muitas pessoas não abrem mão de consumir chocolate nesse período, as profissionais têm uma dica. “Sugerimos que faça o consumo pós-refeição, separando apenas uma pequena porção de chocolate com alto teor de cacau, pelo menos 70% (25 gramas = quatro quadradinhos). Essa tática contribui para que você consiga moderar a quantidade, pois estará saciado e sentirá seus limites”, explica Eduarda, nutricionista mestranda no PPGPS.

De acordo com as nutricionistas, deve-se evitar que o consumo de chocolate seja diário, pois a maioria das pessoas consome os chocolates com menor porcentagem de cacau e com alta concentração de açúcares. “Alertamos o cuidado com os rótulos dos alimentos que trazem informações quanto ao açúcar adicionado.” 

LEIA TAMBÉM: Penne ao gorgonzola com tiras de filé: um clássico que derrete na boca

Publicidade

As profissionais também explicam que os mais indicados em relação à saúde são os chocolates amargos, que contêm grãos de cacau e massa de cacau, isto é, cacau 100% puro. “A recomendação para o uso do cacau está relacionada aos compostos antioxidantes e o amargor do chocolate é devido aos polifenóis. No entanto, os fabricantes, ao desenvolver técnicas para diminuir esse amargor, também diminuíram o teor de polifenóis, adicionando outras substâncias como o açúcar, que acaba não trazendo os reais benefícios do chocolate”, observa Silvia.

A docente complementa, ainda, que chocolate ao leite, branco e opções como diet e light devem ser evitados definitivamente. “O chocolate ao leite é o mais consumido pela população, embora tenha um menor teor de cacau e normalmente alta concentração de açúcares. O chocolate branco possui em sua composição primordialmente gordura, seguido de açúcares.” Além disso, o consumo de chocolates diet e light não necessariamente são mais saudáveis, e a composição pode variar de acordo com a marca. “Muitas vezes os adoçantes artificiais e gorduras saturadas são utilizados para diminuir o teor de açúcar, o que não os torna a melhor opção de consumo”, frisa Eduarda.

LEIA TAMBÉM: Gloss de chocolate e mais: confira os últimos lançamentos do mercado

Publicidade

Artesanais ou industrializados?

A produção dos ovos industrializados ou artesanais não é o fator primordial para escolha do consumidor. “É importante observar os ingredientes que são utilizados em ambos os produtos. Contudo, podemos considerar que produtos artesanais não contém aditivos e conservantes, mas podem conter quantidades similares de açúcares”, reforça a nutricionista e mestranda da Unisc.

O chocolate pode proporcionar benefícios à saúde?

Conforme Silvia e Eduarda, sem excessos, o chocolate pode estimular o sistema nervoso central, melhorar a atenção e concentração, e ainda minimizar os danos causados pelos radicais livres. Os chocolates com composição acima de 70% de cacau são fontes de proteínas, ferro, cobre, potássio e magnésio, substâncias que são essenciais para o bem-estar, resultado da liberação de serotonina, hormônio do bom humor, prazer e felicidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.