O fim do ano está chegando. E, apesar de em algumas cidades os fogos de artifício com estampido serem proibidos – como é o caso de Santa Cruz do Sul -, ainda existem muitas pessoas que celebram a chegada do Ano Novo com este tipo de artefato.
Simone Bergamini, médica veterinária, explica o barulho causado pelos fogos pode desencadear um quadro de estresse nos pets, principalmente nos cães. A alta sensibilidade a ruídos pode levar alguns animais a ter um ataque de pânico. Salivar muito, tremer excessivamente, correr em várias direções e tentar fugir do local em que estão são alguns dos sintomas.
Ela explica ainda que a reação que cada animal vai depender do grau de sensibilidade de cada um. Há cães que não apresentam problemas e permanecem tranquilos, mas outros podem ficar agitados e procurar a ajuda do tutor. Por isso, é preciso estar atento às dicas para reduzir o estresse dos pets.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário passa a oferecer atendimento especializado para gatos; veja
Cães que já tiveram algum ataque de pânico ou que ficam muito agitados com os ruídos altos, podem contar com medicamentos ansiolíticos, para que fiquem em um estado emocional mais tranquilo. O medicamento deve ser prescrito pelo médico veterinário e administrado conforme orientação.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.