Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DA COR DO VERÃO

Veja dicas de como ter a pele bronzeada sem riscos à saúde

Bronzeamento é sinônimo de beleza e saúde. Mas é preciso cuidado: os raios ultravioleta (UV), que têm se tornado um perigo cada vez maior por conta dos danos à camada de ozônio, filtro natural da atmosfera, fazem da exposição direta ao sol um risco, mesmo que hoje estejam disponíveis no mercado filtros solares bastante eficientes.

Mas é possível garantir aquele “bronze” sem o risco de danificar a pele. O bronzeamento a jato, também conhecido como bronzeamento com spray, é uma ótima opção para ter a pele bronzeada de forma natural sem correr os riscos da exposição ao sol.

LEIA MAIS: Banhos de sol: confira alguns cuidados para garantir o bronze sem abrir mão da saúde

Publicidade

Personal bronze Thamara Quirino | Foto: Arquivo Pessoal

A personal bronze Thamara Quirino, proprietária da Santa Cor Bronze, explica que o bronzeamento a jato se dá por meio de um equipamento moderno, que promove a pulverização de um autobronzeador, espalhando-o de forma homogênea sobre a pele como se fosse uma pintura. O efeito é imediato, com fixação perfeita e o produto continuará reagindo na pele durante o período de 8 horas após a aplicação.

O produto do bronzeamento a jato possui em sua composição uma substância chamada dihidroxiacetona, ou DHA, que reage com proteínas e aminoácidos presentes na superfície das células da pele, levando à produção de um pigmento responsável pelo bronzeamento, a melanoidina. “Esse pigmento não confere danos à pele, mas apenas altera sua cor, deixando mais bronzeada, com um aspecto natural. O tom do bronzeado fica muito parecido com o da exposição solar”, comenta Thamara.

Vale destacar que o bronzeamento a jato é uma técnica registrada no Ministério da Saúde, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que, embora esteja disponível em clínicas de estética, também conta com especialistas que o realizam a domicílio.

Publicidade

LEIA MAIS: Revisão dermatológica deve ser feita uma vez por ano

É importante que a pessoa siga usando o protetor solar, pois o pigmento produzido não confere proteção contra os raios do sol, o que pode levar ao aparecimento de manchas na pele, por exemplo.

Dúvidas comuns

  • Quem pode fazer? Segundo a profissional, é um método seguro, que pode ser aplicado em qualquer pessoa, mas que tem algumas contraindicações. “Quem fez tatuagem recentemente (antes de 20 dias), quem está fazendo algum tratamento de pele com ácido ou quem está com alguma alergia ou ferida não deve fazer. E, em alguns casos, é preciso autorização médica, como as gestantes, por exemplo.”
  • Qual a durabilidade? Os efeitos duram em média de 10 a 12 dias, desde que se siga o protocolo de recomendações pré e pós bronze.
  • É possível fazer sempre que quiser? É necessário um período de 10 a 15 dias para refazer o bronze. “Com a renovação celular da pele, o bronze começa a sair e é preciso fazer uma esfoliação para retirar o que ficou para, então, realizar uma nova sessão”, destaca Thamara.

Como se preparar para o procedimento?

  • Fazer uma esfoliação da pele com bucha vegetal pelo menos 6 horas antes para remover as células mortas presentes na pele e, assim, garantir resultados mais duradouros.
  • Tomar banho com sabonete líquido de pH neutro.
  • Não aplicar sobre a pele maquiagem, óleos, cremes hidratantes, desodorante ou perfume.
  • Remover todos os acessórios, como brincos, anéis, pulseiras, relógio, piercing ou colar, por exemplo

LEIA TAMBÉM: Já pensou em combater as rugas sem botox? Saiba mais sobre a radiofrequência

Publicidade

Cuidados após a aplicação

De acordo com Thamara, geralmente é necessário ficar oito horas com o produto no corpo. “Já existe no mercado um produto mais rápido, de forma que, após a aplicação, basta ficar de duas a quatro horas com ele no corpo, sem transpirar, sem banho e com roupas largas, sem elástico. Será o momento em que a pele estará absorvendo o produto. Após esse período, pode tomar banho e, a partir daí, o efeito bronzeado chegará no tom máximo em até 48 horas”, acrescenta.

Também é recomendável evitar sauna, piscina e banho de mar, pois podem causar manchas na pele ou diminuir a duração do bronze. Os banhos muito quentes e o uso de óleos corporais também devem ser evitados. Para manter o bronzeado por mais tempo, vale manter a pele sempre hidratada, aplicando uma loção indicada por dermatologista ou esteticista.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.