Os últimos meses do ano também marcam um período de ainda mais trabalho na Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Segundo Vera Lúcia Flores da Rosa, uma das coordenadoras, nesta época sempre aumenta consideravelmente a destinação de resíduos. “E o pessoal consome bem mais plástico, papelão, latinhas, vidro… No meu ponto de vista, o vidro representa um consumo bem elevado da população.”
Assim, é preciso saber como descartar esse material corretamente. “Se for garrafa de vidro, sempre indicamos que as pessoas embrulhem ou coloquem em uma caixa de papelão. Se for quebrada, identifique que está quebrada. É preciso ter esse cuidado porque várias pessoas podem se cortar no momento de manejar, pode acontecer um incidente”, explica Vera. Além do vidro, muitos embrulhos de presentes são encontrados nesta época do ano.
LEIA TAMBÉM: Coomcat negocia renovação dos contratos e gestão da usina de triagem com a Prefeitura
Publicidade
Separar o lixo seco do orgânico ajuda não só o meio ambiente, mas também contribui para o trabalho dos catadores. “Agora no fim do ano há muito desperdício de comida. Não coloque seu resíduo orgânico junto com plástico, papel, tudo que for reciclável, porque acaba contaminando. Para nós, é de grande ajuda que as pessoas não coloquem isso tudo misturado”, acrescenta.
O fim do ano também é época em que as pessoas limpam armários e descartam aquilo que não utilizam mais. “Encontramos muita coisa. Por exemplo, um vaso que a pessoa não quer mais, é possível reutilizar. É bem-vindo, o que dá para aproveitar, a gente aproveita.”
LEIA TAMBÉM: Implantação da nova usina de transbordo de lixo avança em Santa Cruz
Publicidade
Confira dicas para separar corretamente o lixo:
- Se a festa é na sua casa, prepare duas latas grandes de lixo. Identifique uma delas com “lixo orgânico” e a outra com “recicláveis”. Assim, os convidados depositarão os rejeitos corretamente.
- Se vai passar a virada na praia, balneário, parque ou em outros locais públicos, leve um saco de lixo para descartar os materiais mais facilmente. Na volta, deposite em uma lixeira pública.
- Não misture os produtos recicláveis com orgânicos. Sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes devem ser descartados separadamente.
- Folhas de papel, jornais, papelão, garrafas PET, latas de cerveja e embalagens são exemplos de itens que podem ser reciclados.
- Os papéis devem estar secos quando descartados no lixo reciclável, e não podem estar amassados, somente dobrados.
- Vidros, garrafas quebradas e outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso ou papelão para evitar acidentes.
- Reaproveite enfeites usados em festas anteriores. Mas se a ideia é não repetir ornamentos, você pode inovar e usar a imaginação ao adquirir menor quantidade de novos enfeites e modificar os antigos.
- Reaproveite os alimentos no dia seguinte. Sempre existe forma de renová-los, seja criando novos pratos ou simplesmente esquentando novamente e fazendo apenas um novo acompanhamento para o prato.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade