A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi aprovada na Câmara dos Deputados entre a noite desta quinta-feira, 6, e a madrugada de sexta-feira, 7. O placar foi de 382 a 118 no primeiro turno e de 375 a 113 no segundo turno. Entre os deputados da região, houve divergência. Heitor Schuch (PSB) votou favorável à reforma. Já Marcelo Moraes (PL) se posicionou de forma contrária, votando não.
LEIA MAIS: Câmara dos Deputados aprova PEC da reforma tributária
Em linhas gerais, a PEC reformula a tributação sobre o consumo e prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual e ISS, municipal. A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o impostos sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Publicidade
Ainda, pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro, teria gestão compartilhada por estados e municípios.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade