Veja como ficou o cenário para as eleições após o término das convenções partidárias
Com anúncios de última hora, o cenário para as eleições de outubro foi, enfim, definido nesta sexta-feira, 5, quando encerrou o prazo para realização de convenções partidárias. O Rio Grande do Sul terá 11 candidatos a governador e oito a senador. Para presidente da República, serão 11 candidaturas.
No Estado, o dia começou com três indefinições. A principal delas envolvia o União Brasil, que havia aprovado em convenção apoio a Eduardo Leite (PSDB) mas, após a confirmação de que o MDB indicaria o vice do tucano, passou a rediscutir a posição. Ainda durante a manhã, porém, o partido decidiu que ficaria na coligação de Leite. A negociação mobilizou até dirigentes nacionais da legenda.
Diante da expectativa de atraírem o União, dois candidatos ainda tinham vagas em aberto nas chapas. Um deles era Onyx Lorenzoni (PL), que ainda não havia confirmado o nome do vice. A escolhida acabou sendo a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim (PL). Antes, diversos nomes foram cotados, incluindo a deputada estadual Kelly Moraes (PL) e a vereadora Bruna Molz (Republicanos).
Outro era Vieira da Cunha (PDT), que amanheceu a sexta-feira sem companheiros de chapa. Anunciados ao longo do dia, os indicados foram a vereadora de Passo Fundo Regina dos Santos (PDT) para vice e Ronaldo Teixeira, conhecido como Professor Nado, para senador. Nado, que chegou a ser ministro interino da Educação no governo Lula, também garantiu o apoio do Avante a Vieira.
Já o PCO realizou convenção virtual e oficializou o nome de Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior ao Piratini. O vice é Mário César Zettermann Berlese Filho. Já o candidato ao Senado será Francisco Franke Settineri.
Além de Leite, Onyx e Vieira, também serão candidatos a governador Carlos Messalla (PCB), Edegar Pretto (PT), Luis Carlos Heinze (Progressistas), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC) e Vicente Bogo (PSB). Já para a única vaga em disputa no Senado, concorrerão, além de Nado, Airto Ferronato (PSB), Ana Amélia Lemos (PSD), Fabiana Sanguiné (PSTU), Hamilton Mourão (Republicanos), Maristela Zanotto (PSC), Nádia Gerhard (PP) e Olívio Dutra (PT).
Já na corrida presidencial, a reta final do período de confirmações teve a retirada de duas candidaturas – André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros), cujos partidos vão apoiar Luiz Inácio Lula da Silva. Marçal, porém, se opôs à decisão e acionou judicialmente a própria sigla. A sexta-feira também teve a confirmação da candidatura da senadora Soraya Thronicke (União Brasil), que substituirá Luciano Bivar após desistência, além do nome da postulante a vice na chapa de Ciro Gomes, que será a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos (PDT).
Quem é: Natural de Gravataí, tem 46 anos, é servidor dos Correios e já dirigiu o sindicato que representa a categoria no Rio Grande do Sul. Concorreu a vereador em Porto Alegre em 2020.
Apoios: PCB
Vice: Edson Canabarro (PCB)
Senador: Não tem
Presidenciável que apóia: Sofia Manzano (PCB)
Edegar Pretto (PT)
Quem é: Filho do deputado federal Adão Pretto, falecido em 2009, cumpre o terceiro mandato como deputado estadual. É nascido em Miraguaí, formado em Gestão Pública e tem 50 anos.
Quem é: Nascido em Pelotas, onde foi vereador e prefeito. Elegeu-se governador em 2018 e renunciou em março deste ano para tentar concorrer a presidente. Tem 37 anos e é formado em Direito.
Apoios: PSDB/Cidadania, MDB, PSD, Podemos e União Brasil
Vice: Gabriel Souza (MDB)
Senador: Ana Amélia Lemos (PSD)
Presidenciável que apoia: Simone Tebet (MDB)
Luis Carlos Heinze (Progressistas)
Quem é: Natural de Candelária, foi prefeito de São Borja e deputado federal por 20 anos. Em 2018, elegeu-se senador. Tem 71 anos e é engenheiro agrônomo.
Quem é: Médico veterinário e natural de Porto Alegre, onde concorreu duas vezes a prefeito, foi deputado estadual e deputado federal por cinco mandatos. Ocupou quatro ministérios no governo Bolsonaro. Tem 67 anos.
Apoios: PL, Republicanos, Pros e Patriota
Vice: Claudinha Jardim (PL)
Senador: Hamilton Mourão (Republicanos)
Presidenciável que apoia: Jair Bolsonaro (PL)
Rejane de Oliveira (PSTU)
Quem é: Professora aposentada da rede estadual, foi duas vezes presidente do Cpers/Sindicato. Concorre pela primeira vez. Tem 61 anos e é natural de Porto Alegre.
Quem é: Natural de Santa Maria, é advogado e proprietário do Diário de Santa Maria. Concorre pela pela primeira vez. Tem 46 anos.
Apoios: Novo
Vice: Rafael Drescher (Novo)
Senador: Não tem
Presidenciável que apoia: Felipe D’Ávila (Novo)
Roberto Argenta (PSC)
Quem é: Proprietário da Calçados Beira-Rio e do complexo Termas Romanas, foi vereador e prefeito de Igrejinha, uma vez deputado federal e presidente Procergs. Tem 69 anos.
Apoios: PSC, Solidariedade e Agir
Vice: Nívea Rosa (Solidariedade)
Senador: Maristela Zanotto (PSC)
Presidenciável que apoia: Jair Bolsonaro (PL)
Vicente Bogo (PSB)
Quem é: Catarinense de Rio do Oeste, foi vereador em Santa Rosa, deputado federal e vice-governador de Antônio Britto. É graduado em Filosofia e foi professor. Tem 65 anos.
Apoios: PSB
Vice: Josiane Paz (PSB)
Senador: Airto Ferronato (PSB)
Presidenciável que apoia: Lula (PT)
Vieira da Cunha (PDT)
Quem é: Procurador do Ministério Público, foi vereador em Porto Alegre, deputado estadual, deputado federal e secretário estadual de Educação. Concorreu a governador em 2014. É natural de Cachoeira do Sul e tem 62 anos.
Apoios: PDT e Avante
Vice: Regina Costa dos Santos (PDT)
Senador: Professor Nado (Avante)
Presidenciável que apoia: Ciro Gomes (PDT)
Os candidatos a presidente da República
Ciro Gomes (PDT)
Quem é: Natural de Pindamonhangaba, São Paulo, foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal e ministro nos governos Itamar Franco e Lula. Concorreu a presidente em 1998, 2002 e 2018. Tem 64 anos.
Apoios: PDT
Vice: Ana Paula Matos (PDT)
Eymael (DC)
Quem é: Nascido em Porto Alegre, tem 72 anos. Foi deputado federal por São Paulo duas vezes e concorre pela sexta vez a presidente, sem nunca ter um desempenho expressivo.
Apoios: DC
Vice: Não divulgado até sexta-feira
Felipe D’Ávila (Novo)
Quem é: Cientista político, concorre pela segunda vez, embora tenha disputado as prévias do PSDB para o governo de São Paulo em 2018. É paulista e tem 48 anos.
Apoios: Novo
Vice: Tiago Mitraud (Novo)
Publicidade
Jair Bolsonaro (PL)
Quem é: Atual presidente da República, foi militar de carreira, vereador no Rio de Janeiro e deputado federal por 27 anos. Nascido em Glicério, São Paulo, tem 67 anos.
Quem é: É natural de Belo Horizonte e tem 40 anos. É técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas e ativista.
Apoios: UP
Vice: Samara Martins (UP)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Quem é: Ex-metalúrgico e líder sindical, foi deputado federal e duas vezes presidente da República. Recuperou os direitos políticos no ano passado, após passar mais de um ano preso pela Operação Lava Jato. É natural de Garanhuns, Pernambuco, e tem 77 anos.
Apoios: PT/PCdoB/PV, PSB, Psol/Rede, Solidariedade e Avante
Vice: Geraldo Alckmin (PSB)
Roberto Jefferson (PTB)
Quem é: Advogado, foi deputado federal por seis mandatos e ficou conhecido ao denunciar o esquema do mensalão em 2005. Está em prisão domiciliar por ser alvo do inquérito das milícias digitais. É natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, e tem 69 anos.
Apoios: PTB
Vice: Kelmon Souza (PTB)
Simone Tebet (MDB)
Quem é: Senadora pelo Mato Grosso do Sul, onde também foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas e vice-governadora. É advogada e tem 52 anos.
Apoios: MDB, PSDB/Cidadania e Podemos
Vice: Mara Gabrilli (PSDB)
Sofia Manzano (PCB)
Quem é: Economista e professora universitária, foi candidata a vice-presidente em 2014. Natural de São Paulo, tem 51 anos.
Apoios: PCB
Vice: Antonio Alves (PCB)
Soraya Thronicke (União Brasil)
Quem é: Senadora pelo Mato Grosso do Sul, é advogada, empresária e elegeu-se pela primeira vez em 2018 pelo PSL, então partido de Bolsonaro. Nascida em Dourados, tem 49 anos.
Quem é: Natural de Inajá, Pernambuco, tem 54 anos. É sapateira, sindicalista e socióloga. Já concorreu a prefeita de Aracaju, governadora de Sergipe, deputada federal, presidente da República e prefeita de São Paulo.
Apoios: PSTU
Vice: Kuña Yporã (PSTU)
*O Pros lançou Pablo Marçal como candidato a presidente, mas depois definiu apoiar Lula. Até esta sexta-feira, a posição do partido ainda era incerta.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos depolícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça sua assinatura agora!
Heloísa Corrêa
Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.