Categories: Geral

Veja como fazer um delicioso salmão com tempero marroquino

Marrocos é um país do norte da África, na fronteira com o Oceano Atlântico Norte e o Mar Mediterrâneo. Especiarias como páprica, cominho e açafrão são amplamente utilizadas na comida marroquina. Um peixe de polpa firme, como salmão ou peixe de base, é usado para fazer esse prato.

A receita marroquina de peixe assado é um prato popular feito no Marrocos e na região do Mediterrâneo. O peixe é assado em uma cama de molho marroquino temperado, feito com folhas de coentro ou salsa, cebola, alho, azeitonas e especiarias diversas. Pode ser servido com pão temperado com alecrim e azeite de oliva ou com legumes como batatas ou aspargos e arroz branco.

Com o que e como fazer

Publicidade

Ingredientes (para 4 pessoas):
4 pedaços de filé de salmão
1 colher de chá de pimenta-preta em pó
Meia colher de chá de sal
3 dentes de alho esmagados
4 folhas de coentro picadinhos
4 raminhos de salsa picadinhos
Meia xícara de molho de tomate caseiro
1 colher de chá de cominho em pó
1 pitada de açafrão
1 pitada de páprica
Suco de 1 limão
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas cortadas em pétalas finas
Meia xícara de azeitonas pretas fatiadas e sem caroço

Preparo: faça uma marinada misturando alho, salsa, coentro, cominho em pó, páprica e açafrão, suco de limão e o molho de tomate, sal, pimenta em pó e metade do azeite em uma tigela grande. Adicione os filés de salmão e envolva-os bem com a marinada. Cubra e deixe marinar na geladeira por duas horas. Leve uma panela ao fogo e adicione um pouco de azeite, cebola e refogue até que a cebola fique murcha. Some as azeitonas fatiadas e refogue por alguns segundos. Desligue o fogo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 graus por dez minutos. Espalhe as cebolas refogadas com azeitonas em uma assadeira. Coloque os filés de salmão marinado e a marinada, e asse por 25 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Retire. Enquanto estiver servindo, pegue um prato e coloque um pedaço de peixe assado marroquino e com o molho e ingredientes da assadeira.

Publicidade

*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

FALA, BACO
Herdade São Miguel

O final de ano se aproxima – cada vez mais rápido, diga-se de passagem – e com ele a promessa de dias mais longos e temperaturas mais altas, o que de imediato sugere vinhos brancos e espumantes. Uma ótima sugestão para esse período é o vinho branco português da região do Alentejo, o Herdade São Miguel Colheita Selecionada 2017, produzido pela vinícola Casa Alexandre Relvas e elaborado com um corte de três uvas: Viognier, Verdejo e Antão Vaz (esta a mais impactante na formação de corpo e estrutura ao vinho).

Publicidade

Possui coloração amarelo com reflexos dourados, muito brilhante e límpido. Seus aromas remetem a florais brancos e frutas cítricas tropicais, além de lavanda, funcho, chocolate branco, manteiga e coco. Boca com citricidade e boa acidez, fruta branca em destaque, muito fresco, mineral e com acidez agradável.

50% do vinho estagia em barricas de carvalho francês por cerca de quatro meses. Harmoniza com frutos do mar, peixes e comida japonesa, além de pratos com bacalhau e massas com alguns molhos brancos, também carnes de frango e suíno. Possui 12,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura entre 8 e 10 graus.

Você encontra dezenas de vinhos portugueses na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.