Os meses que antecedem a mudança para um novo lar ou o casamento exigem planejamento para o início de um novo ciclo. E as listas de presentes, tanto de casamento quanto de casa nova, ou ainda o
tradicional chá de panela, são uma boa alternativa para auxiliar na organização e evitar frustrações e trocas. Mas leve em conta que são presentes para a casa, não de uso pessoal, e respeite as diferentes realidades financeiras dos seus convidados.
Antes da definição dos itens necessários e daqueles que são objeto de desejo, no entanto, é fundamental determinar os estabelecimentos que disponibilizem esses produtos e a forma como as lojas conduzem esse atendimento. Para quem faz a lista, importa ter claro como e quando será feita a entrega dos presentes, que pode ser antes ou após a festa de casamento; se é possível fazer trocas em caso de algum convidado adquirir um item fora da lista; se a lista estará disponível online; e se o casal terá algum benefício na loja para aquisição de itens que não foram contemplados pelos convidados.
LEIA TAMBÉM: Lar com personalidade: quadros e obras de arte podem ser boas opções
Publicidade
Para os convidados, é fundamental que se guiem pelas opções disponibilizadas, a fim de evitar que o seu
presente seja trocado por não harmonizar com os demais itens do ambiente ou porque não será necessário para quem fez a lista. Além disso, se a preocupação é ter um limite de investimento ou, por outro lado, querer oferecer algum presente de maior valor agregado, há alternativas. A gerente de loja da Afubra, Nadia Beatriz Rohr, ressalta que os convidados podem optar por adquirir um ou mais itens da lista individualmente e também em grupos de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Outra opção são os vales-presente.
Casa nova
A lista é elaborada por quem está de mudança para um novo lar e tem necessidade de incrementar o enxoval. Não precisa ter relação com uma vida de casal. Valem todas as opções consideradas necessárias por quem a organiza, sempre levando em consideração o perfil dos convidados. A sugestão é organizar uma recepção na casa nova. Os itens podem ser levados no dia dessa recepção ou então ser enviados com antecedência, já prevendo que os convidados vejam seus presentes em uso.
LEIA TAMBÉM: Saiba como escolher a cadeira ideal para cada ambiente
Publicidade
Chá de panela
Normalmente, a lista é feita pela noiva para um evento pré-casamento intimista voltado às madrinhas, mulheres da família e demais convidadas mais próximas. Marlise Alice Rahmeier Acosta, sócia-proprietária da loja Edelweiss junto da mãe, Marlise Rahmeier, orienta que esta lista priorize utilidades para o dia a dia, como itens de bar e cozinha. Entre eles: abridor de garrafa, tampa para vinho e espumante, cooler, espátula e colher para bolo, canecas, manteigueira, porta-retratos, colheres de bambu. “Enfim, uma variedade de produtos que a noiva escolhe em uma loja especializada em presentes e para a casa”, destaca Alice.
LEIA TAMBÉM: Uso de tapetes na decoração; saiba como escolher a peça ideal
Presentes de casamento
O casal, em conjunto, define as principais necessidades e as prioridades para o lar conforme os gostos de ambos. Familiares podem contribuir com sugestões e as lojas também costumam oferecer orientações para a lista. Aqui entram itens de maior valor agregado, como louças, talheres, taças de cristal, pratarias, artigos de luxo, panelas de inox ou ferro fundido esmaltadas, roupas de cama e mesa, jogos de toalhas, eletrodomésticos. “Se o casal gosta de taças de cristal e de vinho tinto, pode escolher um conjunto para festas eventuais mais sofisticado, com lapidação e cores, como da marca Strauss; e outro em cristal liso, como da marca Blumenau, para demais ocasiões”, diz Alice. O ideal, segundo ela, é que a lista contemple variedade de preços e sugestões, para atender a todos os convidados da festa. Considere que, além do presente, há despesas com deslocamento, hospedagem, roupas, acessórios. A lista pode ficar concentrada em uma única loja ou os noivos podem optar por dividi-la entre dois estabelecimentos. Para facilitar a organização, o ideal é que não fique distribuída em muitas lojas. Outro ponto importante é que a lista de presentes também esteja disponível online, tanto para que os convidados possam planejar a compra quanto para atender àqueles que residem em outros municípios.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Concurso de decoração em casas e lojas recebe inscrições até o dia 22
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade