ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Veja como está a organização para retirada de doações no Parque da Oktoberfest

Kits de higiene, limpeza e água. Crédito: Guilherme Machado

Desde que o Parque da Oktoberfest virou espaço de acolhimento dos atingidos pelas enchentes, doações chegam ao local em fluxo intenso. Para auxiliar as famílias atingidas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul criou um sistema de organização para a retirada de alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza.

Ao chegar no local, pessoas que necessitam de doações devem se dirigir até o CRAS Central, junto ao Ginásio Poliesportivo, onde será realizado o atendimento de técnicos e efetivação de cadastro. A medida abrange a população do interior, mais os Bairros Várzea e Margarida. Até esse domingo, 5, as fichas eram feitas no Espaço Assemp.

Atendimento para cadastramento, no antigo local | Foto: Guilherme Machado
Publicidade

LEIA MAIS: No Parque da Oktoberfest, cenas diárias de acolhimento e solidariedade

Publicidade

Com o documento, o afetado deve ir até o Pavilhão Central, onde estão concentradas as doações. Ao chegar no local, é possível ver bancas de atendimento com voluntários, que vão entregar os kits prontos embalados de material de limpeza, de higiene e água. Também estão disponíveis toalhas, roupas de cama, edredons e colchões.

Já as roupas estão dispostas no lado esquerdo de quem entra no salão, organizadas com placas que indicam o tamanho (P, M, G, para crianças ou bebês) e por tipo; há caixas específicas para calças, casacos, blusas, entre outros. “As pessoas podem escolher em torno de 20, 30 peças por pessoas para poder satisfazer a necessidade deles”, explica o Coordenador do Departamento de Diversidade de Santa Cruz do Sul, Ruben Quintana, um dos responsáveis pela central de doações.

Pessoas podem escolher roupas para levar | Foto: Guilherme Machado
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde fez 700 atendimentos a atingidos pelas cheias em Santa Cruz

Publicidade

Para todos os 271 acolhidos no Pavilhão 2, o cadastro foi realizado automaticamente. Assim, as famílias chegam e já retiram suas necessidades. No abrigo, elas também recebem alimentação e assistência de ambulatórios. Quando voltarem para suas residências, devem levar kits de cesta básica e limpeza.

Concentração para Sinimbu e outros locais

Na última quinta-feira, 2, a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira abriu as portas para acolher os moradores desabrigados de Sinimbu. Desde então, foram repassados donativos recebidos no Pavilhão Central para o local. Agora, quem quiser doar diretamente para moradores da cidade devem deixar suas doações direto na escola.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “As pessoas não vêm só dar; vêm abraçar”, diz moradora do Bairro Várzea acolhida no Parque da Oktober

Publicidade

Quem doa no ponto também contribui para outras cidades e pessoas ilhadas em localidades de Santa Cruz que pedem por ajuda. “Algumas coisas também estão sendo direcionadas. Para a cidade de Sinimbu estão indo algumas coisas por via aérea. Alguns pedidos locais, para famílias isoladas, estamos enviando a partir daqui também”, reforça Ruben Quintana.

Itens mais urgentes

Embora a mobilização de pessoas dispostas a contribuir tenha impressionado a equipe da Prefeitura, a doação de vários itens ainda é necessária devido à alta demanda. Confira abaixo a lista de itens mais urgentes:

Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta