A entrega do Globo de Ouro na última terça-feira, 10, deu a largada para as premiações cinematográficas de 2023. Neste domingo, 15, será a vez do Critic’s Choice Award, enquanto o também prestigiado Screen Actors Guild of America (SAG) está marcado para o dia 26 de fevereiro. Já o aguardado Oscar será no dia 12 de março.
Com base nos prêmios já entregues e nas relações de indicados já anunciados, é possível ter um termômetro seguro das obras que devem brilhar na temporada. Alguns filmes já passaram pelos cinemas em 2022, enquanto outros estão em cartaz ou devem entrar nas próximas semanas. Além disso, vários estão disponíveis em plataformas de streaming.
LEIA TAMBÉM: Semifinalistas do Oscar são definidos; Brasil fica de fora novamente
Publicidade
O Magazine destacou 19 dos títulos que estão no páreo para receber as estatuetas mais cobiçadas da sétima arte e aponta onde é possível assisti-los.
O novo trabalho do célebre cineasta Steven Spielberg (de filmes como A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan) venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama e de Melhor Direção nessa semana e deve estar entre os indicados à categoria principal do Oscar.
A trama, inspirada na história do próprio Spielberg, é a de um menino judeu, Sammy, que após se apaixonar por cinema ao assistir ao clássico O maior espetáculo da Terra, passa a fazer filmes caseiros. É aí, porém, que ele descobre um grande segredo da família.
Publicidade
Vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, a sarcástica comédia conta história de jovens modelos que embarcam em um cruzeiro de luxo que acaba por naufragar e os sobreviventes ficam presos em uma ilha.
A partir daí, as relações entre as pessoas que estavam a bordo, até então medidas pela hierarquia social, mudam completamente. O filme é dirigido pelo cineasta sueco Ruben Ostlund, tem Woody Harrelson no elenco e foi indicado ao Globo de Ouro.
Com mais de três horas de duração, o filme de Damien Chazelle (o mesmo de La La Land), que vem dividindo a crítica especializada, mostra o lado sombrio de Hollywood durante a transição do cinema mudo para o cinema falado, no final da década de 1920.
Publicidade
Margot Robbie interpreta uma aspirante a atriz, enquanto Brad Pitt encarna um astro dos filmes silenciosos que entra em declínio com o advento do som. A obra traz à tona o universo de drogas e sexo dos bastidores da indústria cinematográfica. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original.
A aguardada sequência do filme que estreou há 13 anos e tornou-se a maior bilheteria da história do cinema é novamente assinada por James Cameron, o mesmo diretor do clássico Titanic.
A trama começa uma década após a primeira batalha entre os Na’vi e os humanos, quando um novo conflito se instala, obrigando Jake Sully e a família a explorarem outras regiões de Pandora. Indicado ao Globo de Ouro, também é fortemente cotado para o Oscar.
Publicidade
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia ou Musical e de Melhor Roteiro, o filme assinado por Martin MacDonagh conta a história do camponês de uma ilha fictícia e isolada na Irlanda que sofre um baque profundo após um amigo de longa data decidir abruptamente encerrar a relação entre os dois. Tudo se dá em meio à Guerra Civil do país, no início da década de 1920. O elenco é capitaneado por Colin Farrell, que também ganhou o Globo de Ouro, e Brendan Gleeson.
A obra do diretor Todd Field (que já foi indicado ao Oscar por Entre Quatro Paredes) deu a Clate Blanchett o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme – Drama. Ela também está no radar do Oscar deste ano, assim como o próprio filme, que retrata o universo da música erudita. Blanchett interpreta uma brilhante regente, a primeira mulher a liderar a Orquestra Filarmônica de Berlim, que está no auge de sua carreira. Aos poucos, porém, começam a vir à tona segredos que podem arruiná-la.
A nova versão em stop-motion do clássico de Carlo Collodi tem a assinatura do mexicano Guillermo del Toro, o mesmo de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água. Venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação e é cotadíssimo para o Oscar – pode, inclusive, estar entre os nominados para a categoria principal. A nova releitura, que vem recebendo elogios da crítica, tem atmosfera sombria e ambienta a história do carpinteiro Gepeto e seu boneco de madeira na Itália fascista.
Publicidade
Ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional, a obra de Santiago Mitre ganhou mais chances de figuras entre os indicados ao Oscar – e, inclusive, de vencê-lo. Conta a história do procurador Julio Strassera, responsável pelo histórico processo contra militares da ditadura argentina. Deve disputar com outros filmes bem recebidos, como o indiano RRR, o mexicano Bardo, o belga Close e o alemão Nada de Novo no Front.
A sequência do clássico de 34 anos atrás mostra o rebelde piloto Pete “Maverick” Mitchell, interpretado novamente por Tom Cruise, chamado de volta à academia de pilotos Top Gun e encarregado de preparar jovens aviadores para uma missão que envolve destruir uma usina de enriquecimento de urânio em território inimigo. Foi indicado ao Globo de Ouro e isso deve se repetir no Oscar.
Após o sucesso arrebatador de Parasita em 2020, a Coreia do Sul chega novamente com força na temporada de premiações, desta vez com uma obra do aclamado Park-Chan Wook. A história é a de um detetive que conhece a esposa do homem cuja morte misteriosa está investigando.
Apontado pela crítica especializada como um dos melhores filmes de 2022, a obra de Charlotte Wells acompanha as lembranças de uma mulher sobre uma viagem que fez com o pai à Turquia quando tinha 11 anos de idade. Pode render uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Paul Mescal.
Releitura do clássico Viver, do cineasta japonês Akira Kurosawa, o filme dirigido pelo sul-africano Oliver Hermanus acompanha um servidor público que busca novas experiências ao descobri que está com uma doença terminal. Bill Nighy, o protagonista, concorreu ao Globo de Ouro.
A cinebiografia de Elvis Presley é dirigida por Baz Luhrmann (o mesmo de Moulin Rouge) e traz, no papel principal, Austin Butler, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme – Drama. O filme mostra a ascensão de Elvis e foca a relação conturbada entre ele e o empresário, Tom Parker, vivido por Tom Hanks.
Dirigido por Gina Prince-Bythewood, deve render uma indicação de Melhor Atriz a Viola Davis, que encarna a líder de um grupo militar formado apenas por mulheres na África.
Estrelado por Brendan Fraser, que foi aplaudido de pé no Festival de Veneza e é dado como certo entre os finalistas do Oscar. Ele interpreta um homem recluso que tem obesidade severa e tenta se reconciliar com a filha. É dirigido por Darren Aronofsky, do aclamado Cisne Negro.
Também cotado para o Oscar, o filme surfa na onda do multiverso. A história é de uma imigrante chinesa nos Estados Unidos, que é dona de uma lavanderia e enfrenta problemas financeiros, no casamento e na relação com o pai e a filha, e embarca em uma aventura pela sobrevivência em um mundo paralelo.
A obra, roteirizada e dirigida por Daniel Scheinert e Daniel Kwan, deu à protagonista Michelle Yeoh o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme – Comédia ou Musical.
Trata-se da sequência de Entre Facas e Segredos, de 2019. O detetive do primeiro, Benoit Blanc, interpretado por Daniel Craig, tenta desvendar um assassinato em uma reunião em uma luxuosa propriedade privada em uma ilha grega. Dirigido por Rian Johnson, disputou o Globo de Ouro.
Dirigido pela nigeriana Chinonye Chukwu, é a história real de um adolescente negro, Emmett Till, que foi linchado no estado do Mississippi na década de 1950, aos 14 anos. O caso gerou comoção nacional e impulsionou movimentos contra violência às pessoas negras após os assassinos serem inocentados.
No Globo de Ouro, foi indicado apenas a Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora Original, mas há quem aposte que estará entre os finalistas para a estatueta principal do Oscar. Baseado em um romance, o filme acompanha mulheres que vivem em uma colônia religiosa e tentam reagir à violência que sofrem dos homens. É dirigido e roteirizado por Sarah Polley.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.