Celebrado nesta quarta-feira, 20, o Dia do Gaúcho é uma das principais datas do calendário do Estado e costuma gerar grande mobilização nas comunidades. O festejo remete ao início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que ocorreu em 1835. Com o tema Centenário da Revolução de 1923, os festejos farroupilhas sofreram alterações, tanto pelas condições climáticas como em solidariedade às pessoas atingidas pelas enchentes no Estado. Na região, estão previstas diferentes atividades nos municípios.
LEIA TAMBÉM: 20 de setembro: reverência aos gaúchos
Agenda
Santa Cruz do Sul
Publicidade
Em solidariedade aos atingidos pelas enchentes, a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Santa Cruz do Sul, composta por representantes da Prefeitura, Brigada Militar, Bombeiros, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e Associação Tradicionalista Santacruzense (ATS), decidiu pelo cancelamento do desfile. A Mateada de Integração dos festejos, programada para esta, a partir das 15 horas, segue confirmada, porém com alteração de local.
Em razão do cancelamento da apresentação nas ruas, as atividades anteriormente previstas para ocorrer na Praça Getúlio Vargas serão transferidas para o CTG Estância Alegre, situado nas proximidades da BR-471. Durante a Mateada, haverá arrecadação de produtos de higiene e limpeza e utensílios para o lar, que serão doados a pessoas que tiveram as casas afetadas pelas inundações.
Além disso, o evento vai contar com apresentações artísticas, resultados de concursos, show com bandas gaúchas e extinção da Chama Crioula. A Comissão Organizadora informou que as demais programações da Semana Farroupilha serão mantidas conforme calendário. Em todos os eventos, haverá ponto de coleta de doações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Veja como funcionarão os serviços em Santa Cruz durante o Dia do Gaúcho
Vera Cruz
Em Vera Cruz, a programação se iniciará às 8 horas com hasteamento das bandeiras. A partir das 11h30 será servido o almoço no CTG Candeeiro da Amizade, um churrasco coletivo. O encerramento dos festejos ocorrerá às 17 horas. As atividades estarão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Publicidade
Rio Pardo
O município de Rio Pardo decidiu manter o desfile. A concentração terá início às 11 horas, no Parque de Exposições Apelles de Quadros. O início do desfile será às 14 horas. Depois, a Chama Crioula será extinta no Acampamento Farroupilha. A programação vai contar ainda com a gravação ao vivo do Programa Querência Amiga, pela Rádio Rio Pardo, também no Acampamento Farroupilha. O show de encerramento vai ficar a cargo do grupo Pegadão Gaúcho, no mesmo local.
Venâncio Aires
Publicidade
Em Venâncio Aires, o desfile foi cancelado. Os festejos do município foram finalizados nessa terça-feira, com um jantar solidário de integração entre os CTGs e fusão das centelhas da Chama Crioula.
Candelária
Na terra do Botucaraí, o desfile com a participação do CTG Sentinela dos Pampas terá início às 15 horas, na Avenida Pereira Rêgo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de Setembro é cancelado em Santa Cruz do Sul
Pantano Grande
Em reunião na manhã dessa terça com representantes de entidades tradicionalistas, a patronagem do CTG Carreteiros da Saudade, junto da equipe organizadora, definiram que o desfile em Pantano Grande está confirmado. A revisão dos animais irá ocorrer a partir das 6h30, no Caminhódromo, sob responsabilidade da Inspetoria Municipal. Já a saída dos participantes está marcada para as 9 horas, em frente ao CTG Carreteiros da Saudade.
De acordo com secretário da Sicomtur, Mateus Silveira, o trajeto envolve bairros e a região central. Serão arrecadadas doações para auxiliar os municípios atingidos pelas enchentes. A organização pede para que sejam levados, de preferência, contribuições de itens de limpeza e higiene. No último domingo houve desfile na localidade de Monte Castelo, reunindo comunidades do interior.
Encruzilhada do Sul
A tradicional apresentação volta a ser realizada nesta quarta em Encruzilhada do Sul. A decisão foi acertada pelas entidades tradicionalistas junto da administração municipal, após nova análise das condições climáticas e da possibilidade de montagem de infraestrutura. Embora tenha sido previamente transferido para o domingo, os piquetes solicitaram à Prefeitura que revisse a decisão, motivo pelo qual a data voltou a ser a programada originalmente.
Através de uma publicação no Facebook, a Prefeitura de Encruzilhada do Sul afirmou que a decisão foi tomada em responsabilidade compartilhada com as entidades para a segurança do evento, mesmo com a possibilidade de condições climáticas adversas. O desfile terá início às 13h30, na Avenida Quinze de Novembro.
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!