Política

Veja a programação das posses dos prefeitos eleitos na região

Feriadão de réveillon é algo que não está no calendário dos eleitos em outubro para as prefeituras e Câmaras de Vereadores. O primeiro dia do ano será cheio de atividades, a começar pelas solenidades de posse. A maior parte, nos municípios do Vale do Rio Pardo, está programada para a tarde.

O prefeito Nestor Ellwanger (PP) e o vice Cristiano Becker (MDB), assim como os 13 vereadores eleitos em Candelária, serão empossados às 17 horas desta quarta-feira, 1º, na sede do Legislativo municipal.

LEIA TAMBÉM: Mega da Virada: apostas podem ser feitas até as 18 horas desta terça-feira

Publicidade

Em Pantano Grande, a solenidade começará às 17h30, no auditório Ericson Roberto Raabe, na Câmara de Vereadores. Serão referendados nove legisladores, além do prefeito reeleito Mano Paganotto (PSDB) e seu vice, Juninho Pires (PT). Apenas convidados poderão participar, devido à capacidade limitada. Haverá transmissão pelos canais oficiais da Câmara no Facebook e YouTube. Além disso, um telão será instalado no Calçadão da Praça, permitindo que a comunidade acompanhe em tempo real.

Em Vale do Sol, a cerimônia será no Centro Comunitário São José, a partir das 18 horas. Serão empossados o prefeito José Valtair dos Santos (PP), seu vice Alexandre da Mota (PL) e nove vereadores.

LEIA TAMBÉM: Inmet alerta para risco de temporal ao longo desta terça-feira em boa parte do Estado

Publicidade

Em Vera Cruz, no mesmo horário, Gilson Becker (PSB) e Ângelo Hoff (Republicanos) serão conduzidos no Salão Superior da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, assim como os 11 legisladores. Haverá jantar por adesão.

Reeleito, o prefeito Benito Paschoal (MDB) e o vice Professor Emanuel (PDT) serão empossados às 17 horas, no Clube do Comércio, em Encruzilhada do Sul. A solenidade também empossará os 11 vereadores. Será transmitida pelo canal da Câmara no YouTube.

LEIA TAMBÉM: Salário mínimo sobe para R$ 1.518,00 a partir desta quarta-feira

Publicidade

Venâncio Aires, assim como em Santa Cruz do Sul, terá dois momentos. Primeiro às 17 horas, na Câmara, oficializando o segundo governo de Jarbas da Rosa (PDT) e Isaura Landim (MDB), além dos 15 parlamentares. Depois, às 18h30, serão nomeados os integrantes do primeiro escalão. Jarbas adiantou os nomes do secretariado, que será oficializado nesta quarta-feira.

Em Rio Pardo, a recondução de Rogério Monteiro (MDB), com seu vice Alemão da Caixa (PSDB), e posse do 13 vereadores será às 17 horas, na Câmara. A condução inicial será da mais votada, Marciele Rosa (Podemos). Assim que for eleita a mesa diretora, serão empossados prefeito e vice.

LEIA TAMBÉM: Gasolina ficou em média R$ 0,51 mais cara nos postos de Santa Cruz ao longo de 2024

Publicidade

Wilson Molz (PSB) e seu parceiro de chapa Vanderlei Fredrich (PSDB) tomam posse em Sinimbu às 9h30 desta quarta-feira. A solenidade será na Câmara de Vereadores, onde também terão condução à próxima legislatura os nove parlamentares.

Em Santa Cruz do Sul

O Legislativo vai ser palco de mais um momento histórico para Santa Cruz do Sul nesta quarta. Às 17 horas será realizada a posse do prefeito Sérgio Moraes (PL) e vice, Alex Knak (MDB), além dos 17 vereadores para o período de 2025 a 2028. Os reeleitos também passam por esse processo.

LEIA TAMBÉM: Imagem de câmera flagrou acidente com morte em Santa Cruz

Publicidade

Além de conduzir os gestores e os legisladores, a solenidade será um marco em função da trajetória pessoal de Moraes, que tomará posse pelo terceiro mandato como prefeito. Será quem mais vezes ocupou o cargo desde que se iniciou a era dos prefeitos, em 1930 – sendo eleito em três oportunidades: em 1996, 2000 e 2024.

A sessão solene será conduzida pelo vereador mais votado em outubro, Rodrigo Rabuske (PL). A programação contará com duas atividades do Legislativo. Primeiro uma solene, com a condução dos 17 vereadores, e num segundo momento, o prefeito e o vice-prefeito.

Diplomados, os 17 vereadores, o prefeito Sérgio Moraes (PL) e o vice Alex Knak (MDB) serão empossados em solenidade nesta quarta | Foto: Jacson Stülp

LEIA TAMBÉM: Encruzilhada do Sul terá programação especial na virada do ano

Para esse momento, a opção foi restringir o acesso ao Plenário somente para convidados. Isso porque o espaço possui 250 assentos. Assim, foram destinadas pulseiras aos eleitos, que serão usadas para o ingresso na Câmara de Vereadores. O trânsito pela Rua Fernando Abott, entre as ruas Carlos Trein Filho e Assis Brasil, deve estar trancado para facilitar o estacionamento dos eleitos e convidados.

“É uma responsabilidade muito grande em conduzir essa posse e sinto muito orgulho em fazer parte deste momento. Queremos que seja uma solenidade à altura que Santa Cruz merece, já que estamos iniciando uma nova era”, salientou Rabuske.

LEIA TAMBÉM: Fogos de artifício no Ano-Novo: como proteger os pets durante as festas

Encerrada a posse, o prefeito Sérgio Moraes e o vice-prefeito Alex Knak deixarão a Câmara de Vereadores e irão ao Palacinho, a fim de dar posse ao secretariado. Já os vereadores iniciam imediatamente uma sessão especial para eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2025.

A solenidade de posse do prefeito Sérgio Moraes, do vice-prefeito Alex Knak e dos vereadores será transmitida pela Rádio Gazeta FM 107,9 e pelo perfil do Portal Gaz no Facebook.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.