O feriado de 25 de julho é comemorado em Santa Cruz do Sul desde agosto de 1993, quando entrou em vigor a lei 2.499, de autoria do ex-vereador Hardi Panke. Criado para lembrar os imigrantes alemães que chegaram à região, o Dia do Colono e Motorista também marca a data de homenagem a São Cristóvão, que é o padroeiro dos motoristas.
Dentro das celebrações que acontecem na região até o próximo domingo, 31, em homenagem aos responsáveis pela produção agrícola e transporte dos produtos consumidos, encontram-se os tradicionais desfiles, bailes e festas. Confira ao lado a programação.
PELOS MUNICÍPIOS
Publicidade
Santa Cruz do Sul
O Centro Cultural 25 de Julho celebra 30 anos de sua história neste sábado, em seu tradicional jantar-baile de aniversário, que acontece no próprio Centro, a partir das 20 horas. Os ingressos estão à venda na secretaria e custam R$ 32 para sócios e R$ 45 a não sócios.
Na localidade de Boa Vista, a festa da Sociedade de Canto Cruzeiro do Sul pelo Dia do Colono e Motorista será na segunda-feira. O início é às 10 horas, com culto ecumênico seguido da carreata com bênção dos carros e almoço. As comemorações continuam à tarde.
Publicidade
Em Linha João Alves, a Associação dos Produtores promove neste domingo a tradicional festa no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves, com desfile às 10 horas. À tarde, hora cívica e baile.
Em Linha Monte Alverne, os festejos promovidos pela Sociedade Lanceiro Gaúcho ocorrerão segunda-feira. A programação tem início às 14 horas, com recepção das sociedades e desfile tradicional seguido de solenidade com pronunciamento e posse do novo rei, seus cavalheiros e sócios honorários. À tarde, reunião dançante.
Já no domingo, 31, será a vez da festa promovida pela Comunidade Nossa Senhora de Lurdes, que ocorre no Ginásio Miguelão. O desfile com bênção dos carros será realizado às 10 horas, seguido de almoço e reunião dançante.
Publicidade
Venâncio Aires
A 51ª Festa dos Motoristas de Venâncio Aires teve inicío nessa sexta-feira e vai até o feriado desta segunda-feira. O tradicional desfile motorizado pelas principais ruas da cidade acontecerá neste domingo, com bênção dos motoristas no Posto São Cristóvão, a partir das 9 horas.
Vera Cruz
Publicidade
Em Ferraz, os festejos ocorrerão na segunda-feira, na Comunidade Evangélica de Confissão do Brasil. Pelas 9 horas, começam os jogos e apresentações de grupos de danças, seguidos de almoço. Às 13h30 começam os jogos germânicos, bolão de mesa, jogos de cartas, roda da sorte e reunião dançante.
Em Linha Progresso, a festa promovida pelo Esporte Clube Independente de Linha Progresso será neste domingo. Iniciou-se com o desfile às 10 horas, seguido de almoço. À tarde, houveram apresentações artísticas e reunião dançante.
Sinimbu
Publicidade
O município homenageia os colonos e motoristas na segunda-feira, com três eventos. Em Rio Pequeno, a tradicional Festa do Colono e Motorista contará com culto festivo, desfile e bênção dos carros. Depois almoço, jogos germânicos e reunião dançante, no salão da Comunidade Evangélica.
Em Linha Cinco, a programação ocorrerá na Comunidade Católica, incluindo almoço, jogos, rifas e reunião dançante. Já em Linha Branca, o Grupo do Lar Honrando o Progresso promove encontro de grupos na parte da tarde, no salão da Comunidade Evangélica.
Vale Verde
Realizada pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Vale Verde, a tradicional Festa em Homenagem ao Colono e Motorista, que ocorrerá na segunda-feira, contará pela primeira vez com desfile das entidades do município, programado para as 15 horas. Após, apresentação de grupo de danças e baile. Segundo a presidente da Comunidade, Rejane Wagner, o ginásio local da comunidade vai completar 29 anos na data, o que motivou o grande evento.
Mato Leitão
A 22ª Festa do Colono e Motorista do município começou nessa sexta-feira e se encerrará neste domingo, na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv). O tradicional desfile temático e “tratoraço” acontecerão no domingo, às 10 horas.
This website uses cookies.