ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Veja 10 passos para fugir de crimes nas redes sociais

Publicações sobre viagens, passeios e festas podem parecer muito legais e animadas. Entretanto, podem aumentar os riscos de ser hackeado ou sofrer golpes e crimes. A questão de segurança das informações pessoais nas redes sociais ganha uma abrangência muito maior se pensarmos que pode impactar tanto na vida on-line quanto offline.

Os riscos chegam ao extremo de pessoas terem as casas furtadas em períodos de viagens, sendo que os ladrões utilizam das informações compartilhadas para saber que os locais estão vazios. Isso sem contar de que os criminosos podem saber onde encontrar as pessoas, entendem a vida íntima, sabem de informações sobre almoços em restaurantes, viagens, localização de casa, caminho do trabalho e bens que possuem como carros, motos e até joias.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Redes sociais podem ser responsabilizadas por ofensas; saiba como

Publicidade

Além disso, segundo o advogado Afonso Morais, especialista em recuperação de crédito e fraudes digitais, existe a preocupação de dados que podem ser obtidos, como CPF e contas bancárias. Há também a possibilidade do perfil do usuário ser sequestrado, podendo ser usado de forma prejudicial ou solicitado resgate para devolver.

Todos os crimes virtuais podem ocorrer com o uso de avançadas tecnologias, mas na maioria das vezes são erros simples dos usuários, como acessar as redes sociais em locais de redes compartilhadas ou mesmo inserir senhas fáceis. Acredite, existem pessoas que ainda usam a senha “123456”. É possível minimizar o impacto com algumas ações simples, segundo o especialista.

LEIA TAMBÉM

Dicas

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta