No ano passado, quando a Oktoberfest foi realizada de forma totalmente diferente, com muitas restrições em razão da pandemia de Covid-19, a Tenda das Cervejarias Artesanais – uma novidade – atraiu muitas pessoas. Com mesas e cadeiras espalhadas, já que não eram permitidas danças, o local foi um sucesso. Agora, nesta 37ª edição, a tenda foi mantida, porém com uma área mais ampla para o público que quer dançar ou assistir aos shows.
LEIA TAMBÉM: Culinária da Bavária, Xis da Frida, Sushi e 40 tipos de cerveja são algumas das novidades da Oktoberfest
O espaço continua atraindo muita gente, mostrando que é uma estrutura que provavelmente veio para ficar na Festa da Alegria. A presidente da coordenação executiva da 37ª Oktoberfest, Roberta Pereira, explica que tudo o que é novidade no evento, acaba fazendo sucesso. “A festa pede isso. É bem importante inovar, as pessoas gostam. Sempre há aquelas que são mais tradicionais, que gostam de encontrar os mesmos espaços, os mesmos tipos de música, as mesmas apresentações, mas a festa vai renovando seus públicos e é importante ter esses espaços novos”, afirma.
Publicidade
Roberta acrescenta que a Tenda das Cervejarias aborda o tema da valorização do que é local. “Tem tudo a ver com a festa e com a cultura. Termos a presença dessas cervejarias artesanais, que são da nossa cidade, traz um outro público para a festa. E aquele espaço também acaba apresentando músicas diferentes. A soma desses fatores, pois ali há pontos de gastronomia também, acaba colaborando”, diz a presidente.
Manter ou não o espaço nas próximas edições da Oktoberfest, segundo Roberta, é algo que vai ter de ser avaliado pela próxima gestão. “Eu acredito que sim, mas claro que isso é uma decisão das próximas gestões, de quem vai estar à frente, tanto da Assemp quanto da Oktoberfest do ano que vem. Mas eu acredito que é um espaço que veio para ficar.”
LEIA TAMBÉM: VÍDEO FOTOS: primeiro desfile oficial da Oktoberfest leva milhares de pessoas para as ruas
Publicidade
Repetindo a dose na tenda
Um dos estandes é da cervejaria HBier, que está desde 2016 na Oktoberfest. O proprietário Augusto Dopke conta que, na última grande festa, que aconteceu em 2019, as cervejarias estavam em um único local. “No ano passado ganhamos esse espaço maior e cada um pode trabalhar com seu estande. Foi um resultado legal que tivemos e por isso decidimos repetir a dose.”
A tenda possui um palco e ampla área para o público. O objetivo, segundo Dopke, é atender aos vários gostos musicais. “Toca rock, bandinha, bailão, eletrônica… Tem DJs todos dias”, completa. De acordo com o cervejeiro, a tenda foi construída a quatro mãos, com a participação de donos de todas as cervejarias. “Todos participaram das decisões e do investimento. Há um trabalho de todos para que dê certo e continue nos anos seguintes.” Para o futuro, Kopke diz que o auge seria conseguir ter, na Oktoberfest, um espaço para cada cervejaria ter seus shows, gastronomia e bebidas.
O proprietário da Cervejaria Tinhosa, Júlio César da Silva, comenta que a empresa está na Oktoberfest desde 2018. “Em 2021 tivemos essa união das cervejarias e conquistamos esse espaço maior. Como teve muita restrição no ano passado, foi mais um teste, que funcionou legal. Por isso resolvemos repetir o formato e o lugar.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Definidas as finais das Olimpíadas Rurais
Conforme Silva, a ideia é que o local fique como marca registrada da cerveja de Santa Cruz. “Queremos criar um hábito do público que vem visitar a Oktoberfest saber que esse é o espaço da cerveja artesanal.” A movimentação, até agora, está positiva. “Nos fins de semana e no feriado foi bom. A chuva atrapalhou um pouco na terça, véspera de feriado, mas em geral está atingindo a expectativa”, observa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE OKTOBERFEST
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!