Celso Boettcher, de 67 anos, sempre teve paixão por estilizar carros antigos. Natural de Passo Fundo, em função de uma enfermidade mudou-se para Santa Cruz do Sul há dois anos e adotou a cidade para viver e trabalhar. “Me encantei com Santa Cruz. O serviço de saúde aqui é muito bom e resolvi ficar”, conta.
A necessidade de recomeçar uma vida nova, inclusive no trabalho, fez com que ele procurasse no Berçário Industrial uma possibilidade de abrir seu próprio negócio. Criou a microempresa Umma Ideia. Foi assim que, com o auxílio do filho, Marcelo, e com as orientações dos profissionais do Banco do Povo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (Sedect), Celso pôde estilizar um veículo antigo para expor na 33ª Oktoberfest.
Chamado de Fusca-sofá, o veículo que tem até um frigobar no porta-malas, e que, segundo Celso, foi retirado do lixo para ser adaptado, faz o empreendedor sonhar mais alto. “Quero pensar em algo maior. Abrir minha própria empresa, fazer o que eu gosto e viver com isso”, diz. No estande também está exposto um outro Fusca, customizado por Celso.
Publicidade
De acordo com o Agente de Desenvolvimento do Banco do Povo, Paulo Mans, o poder público oferece várias formas de incentivo a quem deseja empreender. “O Berçário Industrial que administramos é uma possibilidade de empreendedores que, assim como Celso, querem dar o primeiro passo para ter o seu próprio negócio. Oferecemos serviços de consultoria e as taxas de microcrédito mais baixas do Estado”, diz.
Publicidade