Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA TOCAR O CORAÇÃO

Veco Marques: de Santa Cruz para a banda Nenhum de Nós

Foto: Eduardo Andrade/Divulgação

A Gazeta do Sul promove a estreia de uma seção permanente a ser dedicada a salientar a trajetória de músicos identificados com a região. E o nome escolhido para inaugurar esse espaço é o do guitarrista Veco Marques, que integra a banda Nenhum de Nós. Afinal, a partir dessa atuação ele teve seu nome projetado para o País e para o mundo, com contribuição decisiva e definitiva na história da MPB.

LEIA MAIS: Gazeta fará série dedicada a músicos de Santa Cruz e região

Nascido em 14 de janeiro de 1964, Veco é, aos 59 anos, referência inconteste para todos os que se dedicam à música. Ainda que guitarrista, é um multi-instrumentista, e em todas as situações um autodidata. Radicado em Porto Alegre, e ocupando-se em paralelo com publicidade e propaganda, a partir de sua graduação na área pela Unisinos, mantém vínculo regular com a terra natal. Por aqui reside seu pai, seu Luiz, com 91 anos (a mãe, Irene, é falecida), bem como os irmãos Adriana e Luis (outra irmã, Andrea, é também falecida).

Publicidade

Foi em Santa Cruz, na infância, que sua vocação para a música surgiu. Primeiro, por influência da tia Tina, que lhe apresentou os Beatles, além de Simon & Garfunkel, Bob Dylan e outros. “Ali meu coração foi conquistado”, diz. E recebeu uma “segunda flechada”, como define: ainda menino, passeando na Rua Marechal Floriano, deparou-se com uma guitarra Giannini, modelo Diamond, vermelha, à mostra na vitrine de A Banca, a loja de revistas. Ficou fascinado. Muitos anos depois, adquiriu uma similar àquela.

LEIA TAMBÉM: De Ana Castela a Red Hot Chili Peppers; confira shows previstos para o Rio Grande do Sul em 2023

Em Santa Cruz Veco estudou no grupo escolar, atual escola Santa Cruz. Já em Porto Alegre, para onde a família se mudara ao final dos anos 70, frequentou o colégio Nossa Senhora das Dores. Detalhe: ali foi colega de Thedy Corrêa, Sady Homrich e Carlos Stein, com os quais pouco tempo depois formaria a banda Nenhum de Nós. Mas, antes disso, seu virtuosismo chamou a atenção de ninguém menos do que Renato Borghetti. Em 1984, ainda muito jovem, atuou na gravação do primeiro disco do gaiteiro, que surgiu como um acontecimento na cena musical. Com Borghettinho, Veco viajou pelo Brasil e pelo mundo.

Publicidade

Então, em 1987, outro furacão conquistou mentes e corações Brasil afora: a música Camila Camila, da estreante Nenhum de Nós. Seus colegas de turma! De pronto veio o convite para que se unisse ao grupo. Nunca mais se separaram. Depois ainda se juntou a eles o João Vicenti. Quando Astronauta de Mármore estourou, em 1989, o time já estava formado. E 37 anos depois, seguem tão ativos e entusiasmados como no princípio: na bagagem, 13 álbuns de estúdio, cinco ao vivo, três DVDs, mais de 2 mil shows e quase 4 milhões de discos vendidos.

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS: conheça os dez artistas mais votados para vir à 38ª Oktoberfest

Nos dias atuais, a agenda envolve shows (lotados) todos os finais de semana, e em todo o Brasil. Isso que, em paralelo, Veco colabora em outros projetos, caso do álbum Pão de Queijo e Chimarrão, ao lado de Diego Dias, da banda Vera Loca. Sem esquecer das tarefas na produtora Sonora Trilhas, da qual é sócio. E da dedicação à família: a esposa Karen, arquiteta, porto-alegrense, e a filha Maria Eduarda, a Duda, 12 anos. A ela, como frisa, esmera-se em transmitir o gosto pela música de qualidade e, em igual medida, pela leitura. “Na Nenhum de Nós somos todos bons leitores”, salienta.

Publicidade

Sobre a caminhada da Nenhum de Nós, contemporânea de outros ícones, como Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso ou dos gaúchos da Engenheiros do Hawaii, e antecessores de outros, como Skank e Jota Quest, não hesita em avaliar: “Vejo com muito, muito orgulho o que fizemos. Afinal, ajudamos a escrever algumas das páginas mais bonitas do cancioneiro brasileiro”. Esse é Veco Marques, um cara simples, boa-praça, músico da mais alta grandeza, que projeta Santa Cruz do Sul na cena da MPB.

Cinco músicas referenciais para Veco:

  • “Sangue Latino” (Secos e Molhados)
  • “Mrs. Robinson” (Simon & Garfunkel)
  • “Rocket Man” (Elton John)
  • “A Hard Day’s Night” (Beatles)
  • “Comentário a respeito de John” (Belchior)

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.