Uma situação que já ocorreu em 2020 começa a se repetir em 2021 e já motiva preocupação nas autoridades. O Rio Pardinho, principal fonte de água para o Lago Dourado, já não possui mais nível suficiente para o bombeamento.
Em entrevista à Rádio Gazeta, o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, explicou que o abastecimento de Santa Cruz do Sul já ocorre exclusivamente com a água armazenada no reservatório. “Nós estamos ainda em um momento de tranquilidade. O lago está até acima do seu nível normal de reservação, mas, infelizmente, o Rio Pardinho acabou cessando a sua transposição na nossa barragem”, afirma.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: recuperação do Lago Dourado vai além da volta da chuva
Epstein destaca que em outros municípios atendidos pela companhia, como Venâncio Aires e Rio Pardo, a situação dos rios, reservatórios e mananciais já é considerada pior. Em Santa Cruz, mesmo que a falta de chuva se prolongue, o Lago Dourado possui capacidade de abastecimento por um longo período.
Publicidade
“No ano passado nós chegamos em janeiro com cerca de 80% da reservação e ele durou até maio. Hoje nós estamos com volume acima de 100% e temos a possibilidade de abastecer o município por seis meses, caso não haja nenhuma precipitação, o que seria uma estiagem muito severa, bem mais que a anterior”, salienta.
Ainda que Santa Cruz não enfrente problemas no fornecimento, a pandemia acabou impedindo muitas pessoas de viajar. Com mais gente em casa, o consumo também aumenta. Dessa forma, Epstein faz um apelo. “Embora haja a disponibilidade hídrica, é muito importante que todos nós façamos um esforço para ter o consumo o mais consciente possível, evitando desperdícios, como trocar a água da piscina plástica, lavar a calçada, irrigar o gramado e lavar o carro com mangueira”, completa. O Lago Dourado possui capacidade de 4 milhões de metros cúbicos de água. Contudo, vale ressaltar que as perdas com infiltração no solo e evaporação são até maiores que as causadas pelo consumo humano.
LEIA TAMBÉM: Estiagem transforma o Rio Pardo em um riacho
Publicidade
This website uses cookies.