Frequentemente procurada pelo público masculino, a vasectomia é um dos métodos contraceptivos mais eficazes. Com técnica cada vez menos invasiva, pode ser feita por homens que tenham 21 anos de idade ou dois filhos vivos e que desejam fazer o planejamento familiar. Em média, leva de 15 a 20 minutos para ser realizada e não há necessidade de internação.
Conforme o urologista Eduardo Bauer Gröhs, de Santa Cruz do Sul, que realiza esse tipo de serviço, o procedimento é bastante procurado. “Após a pandemia, aumentou ainda mais a procura em consultório. É um método rápido, com anestesia local e bem seguro, desde que sejam cumpridos os cuidados recomendados no pós-operatório”, disse, citando como exemplo a necessidade de se utilizar outros métodos contraceptivos até se ter certeza de que o procedimento deu certo, o que se mensura pelo exame de espermograma.
LEIA TAMBÉM: Entra em vigor lei que muda regras para laqueadura e vasectomia
Publicidade
Além disso, Gröhs destaca que é preciso evitar esforço físico nas primeiras 48 horas após o procedimento. “Maioria dos pacientes não sente dor após a cirurgia e pode, inclusive, trabalhar no dia seguinte desde que suas ocupações não lhe exijam esforço”, acrescentou. Com relação à técnica cirúrgica, embora não tenha mudado ao longo dos anos, o urologista garante que a execução é cada vez menos invasiva. “Se faz apenas anestesia local, com um corte mínimo. O paciente é liberado logo em seguida”, disse.
Reversão
Embora seja possível reverter a vasectomia, o urologista faz questão de destacar que o mais importante é buscar orientação com seu médico e tirar todas as dúvidas antes de realizar o procedimento, para evitar arrependimentos futuros. Estimativas apontam que de 4% a 6% dos pacientes se arrependem do método contraceptivo. “A taxa de êxito nos casos de reversão é menor (varia de 30% a 40%) e depende de alguns fatores, como a técnica empregada para a vasectomia e o período de tempo transcorrido.”
LEIA TAMBÉM: Revogada necessidade de consentimento do cônjuge para laqueadura e vasectomia
Publicidade
Observou que o sucesso da reversão também depende da habilidade e da técnica de microcirurgia do profissional que irá fazer o procedimento. Além disso, a reversão implica custos, já que não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações do Ministério da Saúde.
Saiba mais
- A vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra.
- A lei no 14.443, sancionada em 2 de setembro de 2022, reduziu de 25 para 21 anos a idade mínima para os homens realizarem o procedimento, desde que estejam com capacidade civil plena. Ela também acaba com a exigência de autorização do cônjuge. Pela legislação anterior (a Lei de Planejamento Familiar, de 1996), a esterilização dependia do consentimento expresso de ambos os cônjuges. O novo regramento está em vigor desde março deste ano.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade