Desde o último dia 19, a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Fórum da Comarca de Santa Cruz conta com um novo titular. Até então, a função era desempenhada, de forma interina, pelo juiz Assis Leandro Machado. Ainda em outubro, o judiciário definiu que a estrutura seria coordenada por João Francisco Goulart Borges. Ele atuava há 24 anos em Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: Governador aprova criação de promotoria de combate à violência contra a mulher em Santa Cruz
A instalação da estrutura em Santa Cruz ocorreu em março deste ano. A implantação era uma reivindicação que começou em 2011 e foi aprovada pela Assembleia Legislativa no fim do ano passado, após solicitação encaminhada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A nova Vara já nasceu com mais de 2,5 mil processos que envolvem situações de violência contra a mulher em Santa Cruz e tramitavam no Fórum. A expectativa é de que, a partir da definição de um magistrado específico para a área, que as ações tramitem de forma mais ágil.
Publicidade
João Francisco Goulart Borges já atuava em casos assim durante o período em que esteve em Venâncio Aires. A partir de agora, ele pretende visitar autoridades locais que atuam com o tema em busca de união de esforços para reduzir a quantidade de ações que envolvem violência contra as mulheres.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade