Categories: Geral

Validade das CNHs será de até dez anos ainda em 2021; entenda

A partir de 12 de abril, em um mês, entra em vigor a Lei Federal 14.071/2020, que traz uma série de alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Uma das principais é a mudança nos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem realizar exame médico para serviços de habilitação, como renovação da CNH, a partir de 12 de abril de 2021 terá novo prazo máximo de vencimento.

Os prazos de validade irão variar conforme a idade do condutor na data de realização do exame: dez anos para condutores de 18 a 49 anos de idade; cinco anos para os condutores de 50 a 69 anos; e três anos para condutores de 70 anos ou mais. Entretanto, sempre que entender necessário, o médico perito examinador de trânsito pode reduzir a validade, conforme resultado.

Serviços em andamento, em que o exame médico for feito até 11 de abril de 2021, mesmo que concluídos e com a CNH emitida após a vigência da nova lei, terão como regra a validade atual (cinco anos no máximo). Para as CNHs já emitidas e válidas, nada muda. A data de vencimento é a expressa no documento de cada condutor. Em abril, portanto, quando entrar em vigor a nova lei, nenhuma habilitação terá aumento automático de validade.

Publicidade

LEIA MAIS
Taxas para tirar ou renovar a habilitação estão mais altas
Passo a passo: saiba como baixar e imprimir o documento do veículo

Renovação da CNH durante a pandemia

Conforme o modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, não há previsão de interrupção dos serviços do DetranRS, mesmo com bandeira preta. Sendo assim, os Centros de Formação de Condutores devem continuar atendendo, na medida do possível. Nesse cenário de alerta máximo ao risco de contágio no Rio Grande do Sul, no entanto, a recomendação é que a população gaúcha adie a realização dos serviços de habilitação para um momento mais oportuno.

Publicidade

O Denatran prorrogou por mais um ano a validade apenas das CNHs vencidas em 2020. Condutores com documentos vencendo em 2021 têm até 30 dias da data de vencimento para continuar dirigindo. Quem precisar seguir conduzindo deve contatar o CFC de sua preferência para agendar o serviço de renovação. Quem não renovar agora não terá problema algum, desde que não dirija até receber a nova CNH, após a renovação. Somente condutores com documentos vencidos há mais de cinco anos precisam passar por curso ou prova teórica para atualização de conhecimentos, além do exame de aptidão física e mental.

LEIA TAMBÉM
CNH vencida atrapalha pagamento do seguro
Lei que altera Código de Trânsito Brasileiro é sancionada

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.