Categories: Geral

Valesca é a patrona da Feira do Livro de Porto Alegre

A escritora santa-cruzense Valesca de Assis foi anunciada na manhã desta quarta-feira, dia 11, como a patrona da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, o principal evento literário do Rio Grande do Sul. Valesca tinha sido selecionada pela Câmara Rio-Grandense do Livro entre os cinco autores finalistas, ao lado de André Neves, Caio Riter, Celso Gutfreind e Luis Dill.

Nascida em 1945, Valesca, além de escritora, é professora e conduz oficinas com ênfase em desbloqueio para a escrita criativa. Graduada em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é especialista em Ciências da Educação pela mesma instituição. Agora, será a anfitriã referência de todos os escritores e leitores na Praça da Alfândega, no evento que se estende de 1º a 19 de novembro.

Valesca estreou em 1990 com o romance A valsa da medusa, que tematiza a colonização alemã em Santa Cruz do Sul, sua terra natal, constituindo uma espécie de narrativa ficcional de fundação da cidade. Nos anos seguintes tornou-se uma das principais vozes femininas na literatura sul-rio-grandense. Ao seu livro de estreia seguiram-se os romances A colheita dos dias, de 1992; O livro das generosidades, de 1997; e Harmonia das esferas, de 2000, que obteve o Prêmio de Autor Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte. Publicou ainda Todos os meses, em 2002; Diciodiário, em 2005, e o infanto-juvenil Um dia de gato, em 2010. Já em 2012 apresentou o romance de fundo histórico Vão pensar que estamos fugindo!, sobre a mudança às pressas da família real portuguesa para o Brasil colônia quando da invasão das tropas de Napoleão.

Publicidade

Em 2015 publicou pela Editora Gazeta o livro de contos Apanhar do Chão, durante sua participação na 28ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, da qual já foi escritora homenageada. Mais recentemente lançou o romance A ponta do silêncio, em 2016. A autora participa com frequência de atividades literárias e culturais em Santa Cruz do Sul, mantendo forte ligação afetiva e de interação cultural com sua terra natal.

Radicada em Porto Alegre, Valesca é casada com o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, que também já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, na 43ª edição, a de 1997.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.