Regional

Vales do Rio Pardo e Taquari podem se unir em aglomerado urbano; entenda

As regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, cujos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) somam, juntos, 59 municípios, podem se tornar um aglomerado urbano. A ideia é defendida pelo ex-prefeito de Estrela, no Vale do Taquari, e atual secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Mallmann.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário explicou a proposta. Se a região for classificada como aglomerado urbano, passará a receber mais investimentos do Estado e da União. “Há uma série de recursos que a nossa região, hoje, não acessa, mas que poderíamos acessar tendo esse aglomerado criado”, diz Mallmann.

LEIA TAMBÉM: “O Vale do Rio Pardo está no caminho certo”, avalia secretária estadual de Inovação

Publicidade

Hoje, no Rio Grande do Sul, existem quatro regiões formalizadas através do Estatuto da Metrópole, sendo duas regiões metropolitanas (Porto Alegre e Serra) e dois aglomerados urbanos (Sul e Litoral Norte). O secretário comenta que, nos últimos dois anos, essas regiões receberam mais de R$ 120 milhões do Estado para o transporte coletivo, a fim de evitar o aumento da tarifa.

A mobilidade urbana, inclusive, foi um dos assuntos mais pautados por Mallmann na entrevista. Ele afirma que se os Vales do Rio Pardo e Taquari se tornarem um aglomerado urbano, receberão políticas públicas que hoje só são aplicadas às quatro regiões. Novas ligações viárias entre os municípios e a possibilidade de uma nova frota de veículos, mais sustentáveis, estão entre os possíveis investimentos. O secretário ainda comenta que a tutela do transporte intermunicipal, que hoje é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), passaria para sua Secretaria.

LEIA TAMBÉM: Entidades pedem estudo sobre o Plano Diretor

Publicidade

Cultura próxima

Além da proximidade física entre as regiões – cerca de 60 quilômetros separam Santa Cruz do Sul e Lajeado, cidades-polo de cada vale – Mallmann comenta que também há uma cultura bastante semelhante. Embora, na agricultura, haja uma certa divergência, visto que o Vale do Rio Pardo é mais voltado ao cultivo de tabaco, enquanto o Vale do Taquari se dedica ao cultivo de alimentos, o secretário ressalta que há uma mesma força trabalhadora.

Já para que a criação do aglomerado urbano seja formalizada, o primeiro passo seria a aprovação na Assembleia Legislativa. Depois, seria preciso criar uma organização para o aglomerado. Mallmann comenta sobre a possibilidade de criar um conselho consultivo, entre prefeitos da região, que assim aprovariam as políticas públicas para a região.

Mesmo assim, o secretário ressalta que não haverá perda na autonomia das prefeituras. Obras que passariam pelo conselho, para enfim serem repassadas ao Estado ou à União, seriam principalmente sobre questões que abrangem mais de um município. Ainda, ele desmente que haveria um município com um posto de “líder”, e sim que a fórmula seria enxergando a região como um todo.

Publicidade

Colaboraram os jornalistas Maria Regina Einchenberg e Leandro Porto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.